• Matéria: Geografia
  • Autor: daniel910pssantos
  • Perguntado 5 anos atrás

Por que a queda do muro de Berlim favoreceu o aumento da globalização econômica?

Respostas

respondido por: jhenifercristinams20
1

Resposta:

Essa fase da globalização estendeu-se do final da Segunda Guerra Mundial ao final da Guerra Fria e coincidiu com o período da Ordem Mundial marcado pela bipolaridade. Nessa época, o mundo viu a formação de dois grandes blocos de poder: de um lado, um liderado pelos Estados Unidos, o “bloco capitalista”; de outro, um liderado pela União Soviética, chamado de “bloco socialista”, embora não houvesse um sistema socialista de fato.

Se, por um lado, a Guerra Fria gerou muito pânico no mundo a respeito de uma suposta guerra nuclear, por outro, esse período foi marcado por grandes avanços na área tecnológica, principalmente em razão da corrida armamentista e também da corrida espacial, que permitiu uma soma inestimável de conhecimentos científicos. Tais conhecimentos foram respaldados pela emergência da Terceira Revolução Industrial, mais conhecida como Revolução Técnico-científica Informacional.

Explicação:

respondido por: Elizabethtorrezang
0

5- Por que a queda do muro de Berlim favoreceu o aumento da globalização econômica?

R: Por que com a queda do Muro de Berlim, a dissoluçao da URSS e o fim da Guerra Fria, o mundo entrou em uma Nova Ordem Mundial, e a Globalização também passou a um novo estágio. Isso porque houve então um avanço do sistema capitalista para todo o mundo, incluindo os países do então chamado “segundo mundo”, ditos socialistas ou de economia capitalista planificada. Porque além da consolidação total do sistema de globalização por meio da mundialização integral do capitalismo, também houve um encurtamento das distâncias e a aceleração do tempo.

Explicação:

Perguntas similares