4) Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), que reúne empresas do setor, o Nordeste aparece à frente na capacidade de produção de energia eólica no Brasil. No
caso do Estado do Ceará em que posição se encontra?
A) primeiro lugar
B) segundo lugar,
C) quarto lugar,
D) terceiro lugar,
5) Leia o texto e assinale a alternativa certa. O que significa a sigla Ibama?
A batalha entre ruralistas e ambientalistas ganhou o reforço de personagens de fora do
Congresso Nacional. Contrários ás mudanças propostas [.], dirigentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se manifestaram publicamente pela rejeição da matéria. Os dois órgãos federais alertam para o risco de retrocesso na fiscalização do meio ambiente L... Entre outros pontos, o relatório (que pretende modificar a legislação] - propõe o fim da obrigatoriedade ou, pelo menos, a simplificação do licenciamento ambiental para empreendimentos de infraestrutura, como construção de estradas e obras de saneamento, além de atividades agropecuárias.
A) Instituto Brasileiro do Meio Terrestre.
B) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
C) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
D) Instituto Chico Mendes de Conservação do Meio Ambiente.
Respostas
Resposta:
4)O Nordeste é referência na produção de energia eólica no Brasil. No último dia 26 de agosto de 2019, cerca de 89% da energia consumida na região veio dos ventos, com geração média diária de 8.650 MW. Este é o dado mais recente de recorde histórico de abastecimento energético atendido pela fonte eólica.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), que reúne empresas do setor, o Nordeste aparece à frente na capacidade de produção de energia eólica no Brasil. Dados atualizados, em maio de 2019, indicavam o Brasil possuir 602 parques eólicos, totalizando 7.500 aerogeradores em operação, em 12 estados.
A geração de energia eólica é predominante nas regiões Nordeste (506 parques) e Sul do País (95 parques). Nas demais regiões brasileiras, há apenas mais um parque no Rio de Janeiro.
A energia gerada pelos ventos ultrapassou a expressiva marca de 15 GW de capacidade instalada para produção nacional, em maio de 2019. Deste total, cerca de 96% concentra-se no Nordeste, totalizando 14,5 GW de potência instalada somente nessa região. Quando elaboramos a versão original deste post, em agosto de 2018, o Nordeste ainda gerava 85% da produção nacional.
5)
Explicação: