• Matéria: Psicologia
  • Autor: liviaalessandra
  • Perguntado 5 anos atrás

A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências de vida social e cultural; é uma síntese que de um lado nos identifica, por ser única; e de outro lado nos iguala, na medida em que os elementos que a constituem são experiências no campo comum da objetividade social. Essa síntese – a subjetividade – é o mundo das ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.
A partir dessas citações, considerando a relevância da disciplina em sua formação, e com base em seus conhecimentos, responda apontando as diferenças entre a subjetividade, individualidade e personalidade nas concepções a partir da psicologia. Justifique sua resposta usando pelo menos dois argumentos, com no máximo seis linhas.?

Respostas

respondido por: elemos538
9

O artigo tem por objetivo discutir como a subjetividade, individualidade, personalidade e identidade são compreendidas a partir da psicologia histórico-cultural. Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo. A individualidade se refere à herança biológica do indivíduo, sendo a base (mas não apenas ela) para o desenvolvimento da personalidade, que é o sistema psicológico integrado que possibilita a formação do eu. A identidade é compreendida como metamorfose do eu, e foi elaborada numa tentativa, no Brasil, de substituir o termo personalidade por, supostamente, estar contaminado por correntes teóricas vinculadas a práticas reacionárias dentro da psicologia.


elemos538: espero ter ajudado (◍•ᴗ•◍)❤
Perguntas similares