60 PONTOS PARA AUEM ME AJUDAR
Proposta de redação
O conto fantástico é um gênero que tem como característica o fato de apresentar ou não a estrutura do conto tradicional: complicação, conflito, clímax e desfecho. Ele também se caracteriza pelo estabelecimento da oposição entre o real e o fantástico, além de apresentar acontecimentos estranhos, fora do comum ou aparentemente sobrenaturais.
Com base na estrutura do gênero conto, mencionada acima, escreva uma continuação para o seguinte conto de Érico Veríssimo:
O Navio das Sombras
É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola de seu casaco. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem!
O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegre, sacudir os braços, correr, gritar. Mas uma opressão estranha o paralisa. Que é isto? Onde estão os outros passageiros? Onde se meteu a tripulação? É inquietante este silêncio noturno. E pavorosa esta sombra glacial que envolve tudo. Ivo quer lançar ao ar uma palavra. Pronuncia bem alto seu próprio nome. O som morre sem eco. O silêncio persiste. Então ele começa a sentir um mal-estar que nem a si mesmo consegue explicar.
Respostas
respondido por:
6
Olá!
O conto moderno ou contemporâneo não obedece à estrutura convencional de um conto clássico.
Certos autores preferem iniciar as suas narrativas pelo desfecho, retomando posteriormente a sequência de fatos anteriores desencadeados pela situação inicial.
Outros autores terminam pelo clímax, para que o leitor se sinta livre para imaginar um desfecho, que fica em aberto.
Alguns deles preferem não desenvolver um clímax; apresentam uma narrativa em cujo desfecho a personagem principal segue buscando uma solução para o seu conflito.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás