A escalada do progresso técnico humano pode ser medida pelo seu poder de controlar e transformar a natureza. Quanto mais rápido o desenvolvimento tecnológico, maior o ritmo de alterações provocadas no meio ambiente. Cada nova fonte de energia dominada pelo homem produz determinado tipo de desequilíbrio ambiental e de poluição. [...] A urbanização multiplica esses fatores de desequilíbrio. A grande cidade usa os recursos naturais em escala concentrada, quebra as cadeias naturais de reprodução desses recursos e reduz a capacidade da natureza de construir novas situações de equilíbrio.
Diante da situação, analise as afirmativas a seguir:
I. O desequilíbrio ecossistêmico é um processo rápido e pontual e traz grande risco para a saúde humana e ambiental, mas não influencia a sustentabilidade econômica mundial.
II. O Desenvolvimento Sustentável deve considerar a fragilidade dos ecossistemas globais, promovendo desenvolvimento socioeconômico com equilíbrio ecológico.
III. A Sustentabilidade ambiental é alcançada por meio do Desenvolvimento Sustentável e inclui um conjunto de ideias, estratégias e atitudes que colaboram para usufruir dos recursos com equilíbrio ecológico e permitem que as sociedades tenham soluções viáveis e menos prejudiciais de desenvolvimento.
IV. O consumo exagerado, o desperdício de recursos e a produção de resíduos em excesso pela sociedade podem ajudar a intensificar a pobreza, a fome, desigualdades e desequilíbrios ecológicos, influenciando também conflitos por recursos naturais e gerando refugiados ecológicos.
A respeito dessas asserções, é correto o que se afirma apenas em:
Respostas
Resposta: II, III e IV
Explicação:
A alternativa está correta, pois apenas as asserções II, III e IV são verdadeiras.
A afirmativa I não está correta, porque o desequilíbrio ecossistêmico é um processo lento e contínuo e, muitas vezes, pouco visível. As consequências incluem prejuízos para a saúde humana, para o meio ambiente e para a sustentabilidade econômica mundial.
Observamos que a sustentabilidade requer equilíbrio dinâmico entre as demandas da sociedade, a economia e a necessidade de proteção do meio ambiente.
Assim:
A afirmativa II está correta, pois o desenvolvimento sustentável deve considerar a fragilidade dos ecossistemas globais, promovendo desenvolvimento socioeconômico com equilíbrio ecológico.
A afirmativa III está correta, pois a sustentabilidade ambiental é alcançada por meio do Desenvolvimento Sustentável e inclui um conjunto de ideias, estratégias e atitudes que colaboram para usufruir dos recursos com equilíbrio ecológico e permitem que as sociedades tenham soluções viáveis e menos prejudiciais de desenvolvimento.
A afirmativa IV está correta, pois o consumo exagerado, o desperdício de recursos e a produção de resíduos em excesso pela sociedade podem ajudar a intensificar a pobreza, a fome, desigualdades e desequilíbrios ecológicos, influenciando também conflitos por recursos naturais e gerando refugiados ecológicos.