Respostas
Resposta:
O período da Baixa Idade Média, que se estendeu dos séculos XI ao XV, marcou o renascimento urbano e o declínio da sociedade feudal na Europa Ocidental. Esse modelo começou a entrar em crise, entre outros motivos, pela dinamização do comércio nas cidades. Com o crescimento populacional do período, as condições de vida no feudo se tornaram mais difíceis, e aliadas a exploração promovida pelos senhores feudais, provocaram uma série de revoltas camponesas.
Nesse período ocorreram as Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, expedições de caráter religioso e militar que, entre outros objetivos, visavam recuperar o domínio cristão sobre Jerusalém. As cruzadas também tiveram efeitos econômicos, abrindo novas rotas comerciais e recuperando o domínio sobre antigos territórios, contribuindo com a recuperação comercial vivida pela Europa na Baixa Idade Média.
Cabe destacar que durante a Idade Média as cidades continuaram existindo, assim como o comércio, porém perderam espaço para a sociedade feudal, baseada na produção agrícola para subsistência. Com o declínio do feudalismo, a centralização política e a formação dos Estados nacionais se consolidaram no Antigo Regime.
Espero ter ajudado :)
Resposta:
A Baixa Idade Média representou o período de decadência da sociedade feudal na Europa Ocidental. Nesse momento, há um renascimento urbano, ou seja, das cidades, baseado principalmente no crescimento comercial e marcado pela ascensão da burguesia, camada social ligada ao comércio. É também um período de centralização política, consolidado pelo enfraquecimento dos feudos e pela formação dos Estados nacionais.