Respostas
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo (Minas Gerais)
Patrimônios Culturais da UNESCO no Brasil - Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo (Minas Gerais)
Em Congonhas do Campo, ao sul de Belo Horizonte, fica o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, construído na segunda metade do século 18. Consiste em uma igreja com um magnífico interior inspirado no rococó italiano; uma escadaria externa decorada com estátuas dos profetas; e sete capelas ilustrando a Via Crúcis. Nessa última estão as famosas esculturas do mestre Aleijadinho, feitas em pedra-sabão e consideradas obras-primas do barroco.
Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul)
Patrimônios Culturais da UNESCO no Brasil - Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul)
As ruínas de São Miguel das Missões constituem um conjunto arquitetônico de renomada importância histórica, tanto que em 1983 foram tombadas pela UNESCO. A organização também incluiu as ruínas de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María la Mayor, na Argentina.
Tratam-se de valiosos resquícios das cinco missões jesuíticas que foram construídas nos séculos 17 e 18 na então terra pertencente aos índios Guarani. Cada uma é caracterizada por um layout específico e em diferentes estados de conservação.
Centro Histórico de Salvador (Bahia)
Patrimônios Culturais da UNESCO no Brasil - Salvador da Bahia
Como primeira capital do Brasil, entre 1549 e 1763, Salvador testemunhou como nenhuma outra a mistura das culturas europeia, africana e ameríndia. Foi também, a partir de 1558, o primeiro mercado de escravos do Novo Mundo, com escravos chegando para trabalhar nas plantações de açúcar.
Mesmo passados tantos séculos, a capital baiana conseguiu preservar diversos de seus edifícios renascentistas, com destaque para as típicas casas coloridas que ocupam o centro histórico, e que são um dos cartões-postais da cidade.
Centro Histórico de Diamantina (Minas Gerais)
Patrimônios Culturais da UNESCO no Brasil - Diamantina (Minas Gerais)
Uma das joias coloniais de Minas Gerais, Diamantina foi construída no século 18 em meio a um ambiente repleto de montanhas rochosas, estas recheadas de diamantes. Para a UNESCO, a cidade é um exemplo do triunfo do esforço cultural e artístico humano em contraste a um meio ambiente severo. Vide as construções de estilo arquitetônico mais simples do que em outras cidades históricas mineiras, mas de inegável charme e valor histórico.
Resposta:
Centro Histórico de Ouro Preto (MG) ...
Pelourinho, Salvador (BA) ...
Centro Histórico, São Luís (MA)
Explicação: