A Descentralização da educação não é um movimento exclusivamente brasileiro. Em especial, ela é decorrente de reformas dos sistemas educativos que passaram por regimes antidemocráticos. No momento em que a democracia foi restaurada, um novo paradigma educativo fez-se necessário, buscando combater a concentração de poder em alguém ou em alguma instituição.
Para além desta importante motivação, a descentralização da educação vem atrelada ao entendimento de que:
a.
a descentralização é algo que se deve perseguir para que seja possível o controle pelo órgão central das atividades realizadas em nível local. Desta forma, há uma execução desvinculada da concepção da proposta, o que seria benéfico para a gestão da educação.
b.
as decisões devem ser tomadas por órgãos centrais para evitar fraudes, corrupção e uma atitude patrimonialista por parte do gestor educacional.
c.
a aproximação entre o centro do poder e os contextos locais é indevida, tendo em vista que em muitos municípios o que ocorre é a interferência de políticos na gestão da escola definindo, inclusive, quem ocupará o cargo de diretor.
d.
as escolas são dinâmicas em suas atividades, diversas nas suas concepções e devem prezar pela democracia e considerar seus contextos locais cuja aproximação entre o centro do poder e o chão da escola propiciará uma formação mais consistente dos estudantes.
e.
as escolas são muito similares ou mesmo iguais em seus contextos e que portanto, uma mesma situação deve ser estendida a todas elas para que haja igualdade de condições.
mafesaantos:
Letra D
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás