1 (Fuvest 2021)
Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo
diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar o exemplo das maneiras
mais distintas, dos costumes mais reservados elevaram o Corta-Jaca a altura de uma instituição social.
Mas o Corta-Jaca de que ouvira falar há muito tempo que vem a ser, senhor presidente? A mais baixa, a
mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do catetere e do
samba. Mas nas recepções presidenciais o "Corta Jaca' é executado com todas as honras da música de
Wagner e não sequer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubescam e que
a mocidade se ria.
Discurso do senador Rui Barbosa, Diário do Congresso Nacional, 8/11/1914, p. 2789.
A partir do texto, identifique a alternativa correta.
1 ponto
a) a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites
republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
b) o discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as
práticas e tradições dos grupos populares,
c) a eclosão da 1a Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma politica cultural
de caráter nacionalista e excludente.
O
d) o programa musical adotado na recepção revela tendências modernistas ao
conferir status de arte à danças populares.
e) a apresentação do maxixe Corta Jaca indicava uma resposta para contornar a
xenofobia e a eugenia presente na cultura oficial,
Respostas
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Sobre o texto a respeito do Corta-Jaca, temos que a afirmativa correta é a letra A) a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
A denominação de Corta-Jaca era dada à música de Chiquinha Gonzaga, que era no ritmo maxixe, muito popular no período. A obra foi executada por Nair Teffé que era esposa do presidente da república na época, o Marechal Hermes da Fonseca.
O texto da questão é de autoria de Rui Barbosa e mostra uma crítica velada a postura feminina de Chiquinha Gonzaga e de Nair Teffé. Além de valorizar a cultura elitista europeia, que desprezava as manifestações mais populares.
Bons estudos!
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