A adolescência é hoje conceituada como o período situado entre a infância e a vida adulta. Inicia-se com os primeiros indícios físicos da maturidade sexual e termina com a realização social da situação de adulto independente. No mundo ocidental, corresponde mais ou menos à época entre os 12 e os 20 anos, contudo existem oscilações deste período etário impostas pelas diferenças entre os sexos, etnias, meios geográficos, condições sócio-econômicas e culturais. Hoje é considerado um período em que os jovens, após momentos de maturação diversificados, constroem a sua identidade, os seus pontos de referência, escolhem o seu caminho profissional e o seu projeto de vida.
A respeito da adolescência é INCORRETO afirmar que :
Escolha uma:
A. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência é definida como um período biopsicossocial, em que ocorrem modificações corporais e de adaptação a novas estruturas psicológicas e ambientais, que conduzem o indivíduo da infância à idade adulta. É um período em que ocorrem grandes modificações físicas, psicológicas e sociais que afetam o indivíduo. É na adolescência que o indivíduo toma consciência das alterações que ocorrem no seu corpo, gerando um ciclo de desorganização e reorganização do sistema psíquico, diferente em cada sexo, mas com iguais complicações conflituosas inerentes à dificuldade de compreender a crise de identidade;
B. A palavra adolescência vem do latim “adolescere” que significa “fazer-se homem/mulher” ou “crescer na maturidade” (Muuss, 1976. O conceito de adolescência enquanto período particular, distinto da vida, situado entre a infância e a idade adulta sempre existiu como um período de desenvolvimento humano, como uma etapa do ciclo vital.
C. Para Roberts, adolescência “… é um período de tempo que envolve perdas e ganhos, que envolve a flutuação e o estabelecimento de novas maneiras de pertencer, e que envolve a aceitação de uma imagem do corpo em mudança, como resultado do início da puberdade.” (1988, p. 22) ;
D. Enquanto que nas sociedades antigas puberdade/adolescência ocorriam mais ou menos em simultâneo, marcados por ritos de transição no limiar da puberdade, hoje em dia, a puberdade começa cada vez mais cedo e a idade adulta vai-se atingindo cada vez mais tarde, assistindo-se a um prolongamento da situação de dependência em relação aos pais, devido a fatores de ordem social, educativa, pessoal e económica (Sampaio, 1997).
E. Na perspectiva psicanalítica, Freud foi o primeiro autor a sublinhar o lugar central da separação – individuação, conceitualizando a separação de pais – adolescentes como uma tarefa dolorosa. Segundo Freud (1917) a aquisição do estatuto de adulto é tributário da separação interna dos objetos primitivos e do investimento em novos objetos extra-familiares, sendo aqui enfatizados os aspectos pulsionais e as mudanças pubertárias. Ele vê na separação adolescente – progenitores, uma tarefa dolorosa mas essencial ao desenvolvimento do Homem e da Sociedade, referindo que o desligar do indivíduo da autoridade dos pais é uma das mais necessárias, mas também uma das mais penosas realizações do desenvolvimento para a aquisição da adultez, em termos maturacionais.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra e
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás