• Matéria: ENEM
  • Autor: marcellocarvalh457
  • Perguntado 5 anos atrás

o escrivão da armada de cabral, pero vaz de caminha referindo-se aos indígenas da terra recém-descoberta escreveu: \"e naquilo sempre mais me convenço que são como aves ou animais montesinhos, aos quais faz o ar melhor pena e melhor cabelo que aos mansos, porque os seus corpos são tão limpos, tão gordos e formosos, a não mais poder.\" […] \"parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências. e, portanto, se os degredados que aqui hão de fi car aprenderem bem a sua fala e eles a nossa, não duvido que eles, segundo a santa tenção de vossa alteza, se farão cristãos e hão de crer na nossa santa fé, à qual praza a nosso senhor que os traga, porque certamente esta gente é boa e de bela simplicidade. e imprimir-se-á facilmente neles todo e qualquer cunho que lhes quiserem dar, uma vez que nosso senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons. e o fato de ele nos haver até aqui trazido, creio que não o foi sem causa. e portanto, vossa alteza, que tanto deseja acrescentar à santa fé católica, deve cuidar da salvação deles. e aprazerá deus que com pouco trabalho seja assim.\" […] \"eles não lavram nem criam. não há aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado ao convívio com o homem. e não comem senão deste inhame, de que aqui há muito, e dessas sementes e frutos que a terra e as árvores de si deitam. e com isto andam tais e tão rijos e tão nédios que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.\" castro, silvio. a carta de pero vaz de caminha. porto alegre: l&pm, 1996. de acordo com o texto e seus conhecimentos acerca do quinhentismo brasileiro, infere-se que

Respostas

respondido por: 4544209039
11

Resposta:

Na carta de Pero Vaz de Caminha, que apresenta linguagem formal , por ser o

rei português o destinatário, há forte preocupação com  aspectos da necessária  

conversão dos índios ao catolicismo, no contexto de crise religiosa na Europa.

Explicação:

Espero que tenha ajudado, com certeza esta é a correta pois enviei ontem uma prova com está questão e acertei. Deixem seu OBRIGADO e de 5 ESTRELAS.

respondido por: vitalgabriel90
0

Resposta:

D- Na carta de Pero Vaz de Caminha, que apresenta linguagem formal, por ser o rei português o destinatário, há  forte preocupação com aspectos da necessária conversão dos índios ao catolicismo, no contexto de crise religiosa  na Europa.

Explicação:

Perguntas similares