• Matéria: Artes
  • Autor: luizapamorims2
  • Perguntado 5 anos atrás

Historicamente, a escola foi caracterizada por fundamentos segregatícios, nos quais a educação se constituía enquanto privilégio de uma minoria da sociedade, caracterizando uma exclusão nas práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização iniciado no século XIX e desenvolvido no século XX, uma nova roupagem caracteriza a educação, que é o surgimento de novos paradigmas. Essa nova roupagem caracteriza um novo direcionamento que abrange a concepção de direitos humanos e a ruptura com o preconceito e a discriminação com os historicamente excluídos, a citar a pessoa com deficiência. Nesse sentido, amplia-se a visão de sociedade democrática que tem por característica a pluralidade, o convívio e a diversidade.

REIS, L. J. M. Uma Análise do processo de Institucionaliação da Política Nacional de Educação Inclusiva no Brasil no Século XX: Revelando novos e velhos desafios. II Jornada Internacional de Políticas Públicas. Universidade Federal do Maranhã. São Luiz, Maranhão, 2015. Disponíivel em: . Acesso em: 26 de fev. 2021.

​Sobre a institucionalização dos movimentos de integração e inclusão no Brasil, analise as asserções a seguir:

I. O modelo integracionista parte do pressuposto de que um aluno com deficiência deve se adaptar ao ambiente. Nesse modelo, o aluno com deficiência é privado de sua identidade por estar integrado ao ambiente escolar como os demais, sem considerar as diferenças existentes.
II. O modelo integracionista inclui alunos com deficiência que não conseguem se adaptar à educação oferecida pelas escolas regulares. O objetivo da integração é adaptar os alunos com deficiência à aprendizagem escolar regular, focando em sua autonomia.
III. A PNEE na Perspectiva da Educação Integracionista trouxe avanços significativos para a educação especial, fomentando grandes transformações no ensino regular por meio de novos conceitos e práticas utilizadas em sala de aula. Esta política de integração constituiu, sem dúvida, um marco decisivo para a educação especial.
IV. A educação especial na perspectiva inclusiva é planejada de forma transversal perpassando todas as etapas da escolarização, reforçando a importância da formação docente, tanto inicial quanto continuada.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
I e IV, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
II e IV, apenas.

Respostas

respondido por: tocastricoecroche
0

Resposta:

não fasso a menor ideia

dsp

Perguntas similares