• Matéria: História
  • Autor: maria19260383
  • Perguntado 5 anos atrás

A partir da observação da natureza o homem passou a desenvolver as primeiras técnicas de cultivo e colheita de alimentos. A partir desse processo de transformação, que deu-se por um longo período de séculos, iniciou-se a "Revolução Neolítica". Esta expressão, criada pelo arqueólogo e historiador australiano Gordon Childe denomina um processo de profunda transição e desenvolvimento do homem.

Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:


(A) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
(B) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.
(C) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
( D) provocou a sedentarização do homem já que a prática do nomadismo em busca de alimentos não foi mais necessária.
(E) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

Respostas

respondido por: aavb1905
0

Resposta:

b  ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América

Explicação:


maria19260383: Na verdade é a letra D
maria19260383: explicação: Entende-se por “sedentarização do homem” o fim do nomadismo, típico do homem paleolítico, que vivia em busca de alimentos na natureza (coleita) e de animais (caça). Isso se deu a partir do desenvolvimento da agricultura, que provocou a fixação do homem num só lugar por mais tempo. Ou seja, o homem produzia o seu próprio alimento, não dependendo da oferta da natureza. Ademais, os animais foram domesticados, não havendo a necessidade de sair em busca de caça.
Perguntas similares