Respostas
Resposta:
As três “novidades” das células vegetais, ou seja, as diferenças entre elas e as células vegetais são a presença de uma parede celular, dos plastos e do vacúolo celular.
Explicação:
Tanto as células animais quanto as células vegetais são células eucariontes, ou seja, células que possuem o núcleo delimitado por uma membrana nuclear e inúmeras organelas ao redor. Esse tipo celular é o mais complexo presente entre os seres vivos. Isso faz com que elas possuam semelhanças, como a presença de inúmeras organelas em ambos os tipos celulares (como mitocôndrias, complexo de Golgi, lisossomos e retículo endoplasmático). Porém, as diferenças começam ao se analisar seu formato e estrutura: as células animais possuem formato bastante variável e podem apresentar estruturas como cílios e flagelos. O que não ocorre com as células vegetais, que possuem formato fixo e são incapazes de apresentar as mesmas estruturas externas. Além disso, as células vegetais possuem três tipos de organelas que são exclusivas: a parede celular celulósica, os plastos e o vacúolo celular.
- A parede celular é formada de celulose e se localiza externamente à membrana celular, conferindo resistência e manutenção da forma da célula. Dessa forma, ela controla a entrada de água na célula dificultando que ela rompa durante a osmose, por exemplo. Além disso, a parede celular também protege contra patógenos (organismos que podem causar doenças) que tentarem invadir a célula e realiza a troca de substâncias com as células adjacentes.
- Os plastos (também chamado de plastídeos), são organelas responsáveis por armazenar substâncias e relacionadas à fotossíntese. Eles são compostos por uma dupla membrana envolvendo o estroma (ou matriz), onde estão presentes os tilacóides (um complexo de membranas internas em formato de sacos que produzem e armazenam pigmentos, proteínas e ácidos graxos). De acordo com o tipo de composto que armazenam, os plastos podem ser caracterizados como leucoplastos ou cromoplastos. Os leucoplastos armazenam substâncias relacionadas à reserva energética da planta (por exemplo amidos e proteínas) e não possuem cor. Já os cloroplastos armazenam pigmentos de diversas cores (amarelo, verde ou vermelho). Um tipo bastante conhecido de cloroplasto é o cromoplasto. Ele é importante pois armazena pigmentos verdes (clorofila) e é diretamente responsável pela fotossíntese.
- O vacúolo celular é uma estrutura bastante volumosa que possui uma membrana lipoproteica que envolve o suco celular. Ele é responsável por armazenar substâncias (úteis,como proteínas, pigmentos, ou potencialmente danosas, como produtos do metabolismo celular secundário) e por regular os fenômenos osmóticos.