PERGUNTA 1
Campos (2008) discute os principais desafios à inclusão da creche e da pré-escola na primeira etapa da educação básica, no País, e seus reflexos na definição da identidade do/a professor/a que atua com crianças de zero até seis anos de idade. Sobre estes desafios e reflexões na identidade do do/a professor/a é CORRETO afirmar:
a.Os movimentos de expansão do acesso à educação, iniciado em 1990, caracterizam-se por ocorrer de forma gradual e planejada, com garantias de condições de oferta às escolas, que facilitaram o recebimento de uma nova população. Muitas vezes, o número de vagas era maior do que a procura, especialmente em creches e pré-escola.
b.Na educação básica, a partir da LDB em 1996, a incorporação da creche ao sistema educacional é um aspecto importante dessa ampliação de direitos. Resultado de uma longa e ampla mobilização social, que não se restringiu à área educacional, mas incluiu os movimentos de mulheres e grupos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, a definição da educação infantil como primeira etapa da educação básica, incluindo a creche, representou a extensão dos direitos à educação para a população menor de sete anos e a consequente ampliação do mercado de trabalho para os profissionais da educação.
c.A meta trazida pela LDB de formação inicial dos professores no ensino superior também se aplica à educação infantil, o que significou na prática pouca mudança, pois a grande maioria dos professores (as) atuantes na educação infantil também atuavam no ensino fundamental, e essa exigência já feita para esta etapa da Educação Básica.
d.Os movimentos de expansão do acesso à educação, iniciado em 1990, caracterizam-se por ocorrer de forma gradual e planejadas, com garantias de condições às escolas para receber a nova população. Muitas vezes, o número de vagas era maior do que a procura, especialmente em creches e pré-escola.
e.Muitas políticas adotadas na área de educação têm procurado criar melhores condições de ensino nas redes públicas. Porém, algumas iniciativas carregam consigo a responsabilização da família pelos resultados negativos da aprendizagem dos alunos.
PERGUNTA 2
Sobre as concepções e práticas na Educação Infantil preconizadas por importantes teóricos. Analise as afirmativas abaixo e identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
Para Rousseau a escola seria organizada em 4 períodos: de 0 aos 5 anos, dos 5 aos 12 anos, dos 12 aos 15 anos, dos 15 aos 20 anos.
Para Froebel a criança é dotada de autoatividade, por meio da ação expressa suas intenções. Deve ser compreendida de acordo com sua natureza, tratada com justiça e posta no livre exercício de suas forças.
Para Decroly a escola deve ser centrada no aluno, preparar as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos. Tem função preventiva, garantindo formação intelectual, física e moral.
Para Montessori o professor é deve preparar o ambiente adequado e ser motivador. Sua atribuição não é falar, mas preparar e dispor uma série de motivos de atividade cultural em um ambiente preparado.
Para Malaguzzi a prática educativa considera a autoaprendizagem e currículo definidos junto com as crianças. A organização do espaço, a construção do ambiente e o tempo são essenciais para permitir a inventividade infantil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
a.Todas são incorretas
b.V – F – V – V
c.Todas são corretas
d.V – V – F – V
e.V – V – F – V
PERGUNTA 3
De acordo com a videoaula da Semana 3, o cuidar e educar são funções indissociáveis e complementares na Educação Infantil. Pensando sobre isso, leia atentamente as alternativas a seguir e assinale a correta:
a.Embora cuidar e educar sejam funções da Educação Infantil, no cotidiano das instituições a equipe deve focar no cuidar, pois educar é responsabilidade da família.
b.As crianças são protagonistas, e as atividades devem ser direcionadas pelas interações e brincadeiras.
c.O cuidado deve prevalecer na Educação Infantil, o educar é uma meta secundária nesta etapa da Educação Básica.
d.Os adultos são protagonistas, pois as crianças necessitam de cuidado e proteção.
e.A criança não é um ser humano único, singular, ímpar, mas, isto sim, que é um adulto em miniatura.
Respostas
Resposta:
PERGUNTA 1: R: Na educação básica, a partir da LDB em 1996, a incorporação da creche ao sistema educacional é um aspecto importante dessa ampliação de direitos. Resultado de uma longa e ampla mobilização social, que não se restringiu à área educacional, mas incluiu os movimentos de mulheres e grupos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, a definição da educação infantil como primeira etapa da educação básica, incluindo a creche, representou a extensão dos direitos à educação para a população menor de sete anos e a consequente ampliação do mercado de trabalho para os profissionais da educação.
PERGUNTA 2: R: Todas são corretas
.PERGUNTA 3: R As crianças são protagonistas, e as atividades devem ser direcionadas pelas interações e brincadeiras
Explicação: