1. Elabore uma dissertação que apresenta as principais teorias científicas e sociais que justificaram, ideologicamente, o processo de colonização da África e da Ásia, entre os séculos XIX e XX, e seus desdobramentos em outras regiões do mundo, por meio da análise de documentos históricos, e criando, a partir deles, um espaço de reflexão e crítica a discursos discriminatórios, do passado e do presente.
MODELO/EXEMPLO.
TITULO: RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Desenvolvimento do texto:
Conclusão:
Bibliografia:
Respostas
As principais teorias científicas e sociais que foram usados para justificar, ideologicamente, o processo de colonização, são o evolucionismo social e o darwinismo social.
O evolucionismo social acreditava na separação evolutiva da sociedade em três etapas: 1) bárbara; 2) primitiva; 3) civilizada.
Essa teoria justificava a colonização porque os povos europeus acreditava fazerem parte da etapa "civilizada" enquanto os asiáticos eram considerados como primitivos e os africanos eram bárbaros.
Os europeus acreditavam que, por serem "civilizados", entrariam em uma missão civilizatória.
O darwinismo social relaciona a teoria da evolução das espécies (Darwin) com a sociedade. Somente as nações mais fortes sobreviveriam e existiria uma sociedade/raça não tão evoluída.
Espero ter ajudado.