• Matéria: História
  • Autor: odairjsilvam
  • Perguntado 5 anos atrás

por que D.pedro1 abdcou do trono em favor dê seu filho Pedro de Alcântara?​

Respostas

respondido por: joaomarcosjsouza
0

Resposta:

Oi Amigo Tudo bem? Vou te ajudar colocando

Um texto a seguir para te ajudar!!!

HISTÓRIA

Home

 História

 Abdicação de D. Pedro I

ABDICAÇÃO DE D. PEDRO I

Entenda os motivos que levaram à abdicação de D. Pedro I em 07 de abril de 1831.

Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal com a vinda da Família Real Portuguesa em 1808. Esse fato preparou terreno para uma grande eferverscência política e cultural no Brasil, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro, o que resultou na ruptura com Portugal, na década de 1820, que marcou, no Brasil, o processo de Independência (realizada em 1822) do país e a consolidação do modelo imperial de governo. Em meio à consolidação do Império no Brasil, D. Pedro I enfrentou muitos focos de resistência e protagonizou situações públicas e privadas que agravaram a sua imagem perante os seus súditos. Os problemas que se avolumaram no Primeiro Reinado acabaram por culminar na abdicação do imperador em 1831.

Causas da Abdicação de D. Pedro I

Os problemas que o reinado de D. Pedro I apresentava eram de variadas ordens, a começar pela oscilação que o imperador (por ser herdeiro do trono português) mantinha entre os interesses brasileiros e portugueses. O exercício do Poder Moderador, que dava ao imperador força política para dissolver a Constituinte e nomear cargos vitalícios, também entrava em choque com a perspectiva política de lideranças liberais.

Além disso, contribuíam para a instabilidade política do Primeiro Reinado insurgências regionais, como a Confederação do Equador e a malsucedida campanha militar na Guerra da Cisplatina (1825-1828), em que o exército imperial foi humilhado pelas forças da Argentina e do Uruguai, provocando a indignação dos oficiais contra o imperador. Somou-se a isso a crise financeira de 1829, que ocasionou o fechamento do Banco do Brasil e a desvalorização da moeda nacional.

A situação política da Europa também se fazia refletir em terras brasileiras. Dom João VI morreu em 1826, e a situação política de Portugal passou a ser um impasse, gerando preocupação nas elites brasileiras, haja vista que Pedro I era um dos herdeiros do trono português e poderia, eventualmente, subordinar o país novamente à coroa lusitana. Outro fato de destaque foi a queda do rei francês Carlos X, e o subsequente início da chamada Monarquia de Junho (uma monarquia de tendência liberal), na França, que contaminaria outras nações europeias.

Noite das Garrafadas

Em meio a toda essa turbulência, D. Pedro I, que já estava sendo atacado por diversos órgãos da imprensa, como o jornal Aurora Fluminense, procurou articular-se, em 1831, com algumas lideranças liberais por meio de uma visita a Minas Gerais. A visita, entretanto, foi malsucedida. Os portugueses que habitavam a cidade do Rio de Janeiro, ao saber da fracassada articulação política de Pedro I, decidiram organizar uma recepção para o imperador com luminárias acesas pelas ruas da cidade. Os brasileiros, revoltados com tal gesto, começaram a quebrar as luminárias das casas dos portugueses, que, por sua vez, revidaram atirando garrafas nos brasileiros. Esse episódio ficou conhecido como a “Noite das Garrafadas”.

A abdicação do trono

Com a pressão gerada por esse conjunto de acontecimentos, Dom Pedro decidiu, em 7 de abril de 1831, abdicar do trono em favor de seu filho, nascido no Brasil, Pedro de Alcântara, que se tornaria o segundo imperador do país. Em seu bilhete de abdicação está escrito:“Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que, hei mui voluntariamente, abdicado na pessoa do meu muito amado e prezado filho, o sr. D. Pedro de Alcantara. Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império. Pedro.”

Por Me. Cláudio Fernandes

Bilhete escrito pelo Imperador D. Pedro I que expressa seu gesto de abdicação do trono

Por Cláudio Fernandes

Vídeo 1

Versão completa

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM

HISTÓRIA

Golpe da Maioridade

HISTÓRIA

Guerra da Cisplatina

HISTÓRIA

Hino Nacional do Brasil

HISTÓRIA

Período Joanino

ÚLTIMOS ARTIGOS

CUCA

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

ANIMAIS HERBÍVOROS

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

REALISMO NO BRASIL

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

COPYRIGHT © 2019 REDE OMNIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

TERMOS DE USO

 

EXPEDIENTE

 

QUEM SOMOS

 

ANUNCIE AQUI

 

FALE CONOSCO

ALUNOS ONLINE 

 

BIOLOGIA NET 

 

BRASIL ESCOLA 

 

HISTÓRIA DO MUNDO 

 

MANUAL DA QUÍMICA 

 

MUNDO EDUCAÇÃO 

 

PORTUGUÊS

DESENVOLVIDO POR

Perguntas similares