Smart City é um conceito relativamente novo, mas muito em voga nos últimos cinco anos em vários governos e países pelo mundo. As cidades inteligentes são aquelas que possuem políticas ativas e conseguem utilizar a tecnologia para mudar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficazes. Essas medidas são amplas e envolvem serviços diretos à população, como por exemplo, segurança pública, sustentabilidade, transporte, educação, planejamento e transparência. Uma cidade que se destacou como uma smart city é Amsterdã na Holanda, conhecida por ser uma cidade onde as bicicletas são o principal meio de transporte, com quase 900 mil habitantes, Amsterdã é a cidade pioneira na Europa, quando o assunto é investir em tecnologia e sustentabilidade. Nessa cidade foram desenvolvidos produtos e serviços inovadores na área da mobilidade urbana, tecnologias móveis e medidores de energia elétrica, tudo para melhorar a qualidade de vida da população.
Considerando o fragmento de texto acima e o seu conhecimento sobre o conceito smart city, analise as afirmações abaixo.
I. Na Holanda, a cidade de Amsterdã se destacou como uma cidade inteligente por investir na produção de bicicleta para a população em vez de tecnologias digitais.
II. No Brasil a população acredita que o processo em direção a smart city deve ter como principal liderança a esfera pública.
III. Cidades inteligentes são aquelas que investem em serviços para o bem estar de uma parcela da sociedade, já que o governo não possui capital para melhorar a qualidade de vida de toda a população.
IV. Três cidades são mais conhecidas no Brasil quando se fala em smart city: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
II e IV pag 26
Resposta: II e IV, apenas.
Explicação: Smart Cities Transformação digital de cidades paginas 51 e 53
Liderança pública rumo a uma smart city. Para o cidadão brasileiro, o processo rumo a uma smart city deve ter a liderança da esfera pública. Para a maioria, 53%, o governo municipal deve liderar o processo de modernização da cidade.
O tamanho e a notoriedade das cidades parecem influenciar as referências de cidade inteligente. Com exceção de Curitiba (PR), que no Brasil é conhecida por sua história de inovações urbanas, as demais localidades citadas são grandes e influentes nacional ou internacionalmente. Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro são as três cidades mais conhecidas quando se fala de smart cities ou de inteligência das cidades.