Quem foi voltaire, o que ele defendia, qual sua influência...
Quero algo bem completo.
Dou mais pontos se você responder.
Respostas
Resposta:
No dia 21 de novembro de 1694, nasceu, em Paris, François Marie Arouet, descendente de nobres por parte de mãe e de burgueses por parte de pai. Sua mãe morreu quando ele tinha 6 anos de idade. Seu pai, que aspirava ao filho a profissão de advogado e que ele trabalhasse para o rei, matriculou-o no colégio jesuíta Louis, Le Grand, tradicional instituição de ensino francesa. Nas palavras de Marilena Chaui, os seus professores da época o classificaram como um “rapaz de talento mas patife notável”
Ainda nos tempos de estudo no Liceu, Voltaire foi introduzido por seu padrinho em círculos literários de Paris e no Salão Literário da Cortesã Madame Ninon de Lenclos. Ninon quis conhecer o afilhado do abade de Châteauneuf e gostou da personalidade do menino de apenas 13 anos, deixando, em testamento, uma quantia significativa de dinheiro para Voltaire comprar livros.
Voltaire passou a escrever poemas e contos. Foi com uma Ode a Luís XIII que ele concorreu a um concurso na Academia Francesa, mas não venceu. O concorrente vencedor foi vítima de uma sátira caluniosa escrita por Voltaire. A briga entre os dois obrigou o filósofo e escritor a sair de Paris. Essa foi a primeira das várias vezes que o escritor e pensador precisou fugir de sua cidade.
Por ter começado a escrever muito cedo, também teve problemas com as autoridades muito cedo. Iniciou o curso de Direito, mas nunca o concluiu. Seguiu carreira de escritor e dramaturgo, publicando muitos contos, romances, além de produzir roteiros para peças teatrais e também escritos sobre filosofia e crítica política. Todos os seus escritos tinham algum tom polêmico e, às vezes, até proibido, o que lhe rendeu uma fama de polemista e problemas com as autoridades.
Teve uma amante antes dos 20 anos de idade, frequentou os círculos literários de libertinos e os salões de festas consideradas exageradamente mundanas para os padrões morais da época. Era um galanteador e pretensiosamente queria se tornar um grande escritor trágico de sua época.
Ideias de Voltaire
Os ideais de Voltaire estão bem alinhados com os de outros iluministas franceses, mas com alguma ênfase na questão da liberdade. Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico.
Voltaire também era absolutamente a favor da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, além da liberdade religiosa e da tolerância. Para o pensador, o progresso da sociedade somente viria com o reconhecimento dessas liberdades individuais e com o respeito e a tolerância a todas as formas de pensar.
A tolerância era um tema essencial para ele, pois muitas vezes o filósofo foi censurado e interditado por seu pensamento liberal. Voltaire, no entanto, somente condenava e lutava contra dois tipos de pensamento: o fanatismo e a superstição, pois estes levam a liberdade à ruína.
A frase “posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito que tem de dizer” é frequentemente atribuída a Voltaire. No entanto, ela não é de autoria do filósofo, e sim de uma biógrafa que escreveu sobre a vida do pensador, Evelyn Beatrice Hall. Apesar da não autoria de Voltaire, essa frase condensa a essência de suas ideias.
Explicação:
Espero ter ajudado:3