A partir da década de 1990, a macroeconomia repousou naquilo que ficaria conhecido como nova síntese neoclássica ou novo consenso macroeconômico. Uma das implicações desse consenso foi a construção de pequenos modelos estruturais para analisar os impactos da política econômica, em particular da política monetária. Os principais pontos desses modelos são: a inflação depende da taxa de juros real; a taxa de juros básica nominal é o instrumento de política; existem mecanismos de transmissão nas decisões de política econômica; os modelos contém, de forma geral, uma curva IS, uma Curva de Phillips e uma Função de Perda Social; as expectativas dos agentes podem ser do tipo backward-looking ou forward-looking; existem defasagens no mecanismo de transmissão. Esse novo consenso é classificado como novo-keynesiano, na medida em que admite subequilíbrios no curto prazo derivados de falhas de mercado.
Disponível em: . Acesso em: 01 fev 2021.
Pelo excerto acima que demonstra o uso econométrico pelo Banco Central e considerando a econometria como ferramenta de análise de problemas econômicos, avalie as afirmações seguintes:
I. Em linhas gerais, os procedimentos metodológicos consistem na escolha da teoria ou hipótese; especificação do modelo matemático da teoria; especificação do modelo estatístico ou econométrico; obtenção dos dados; estimação dos parâmetros do modelo econométrico; teste de hipóteses; projeção ou previsão; e, uso do modelo para fins de controle ou de política.
II. Na análise de regressão é imprescindível nos dias de hoje, o uso de softwares ou pacotes estáticos, como Stata, R, SAS, SPSS, Eviews e Minitab.
III. O modelo puramente matemático é de interesse ilimitado para o econometrista.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativa 1:
I.
Alternativa 2:
II.
Alternativa 3:
III.
Alternativa 4:
I e II.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
0
Resposta
As questões I e II estão corretas.
Explicação passo-a-passo:
No livro está na pagina 62.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás