O enfermeiro é um dos profissionais essenciais na assistência de pré-natal, por ser qualificado para atuar com estratégias de promoção à saúde, prevenção de doenças e utilizar a humanização no cuidado prestado. Ele é o responsável por elaborar o plano de assistência de enfermagem na consulta de pré-natal. De acordo com o Decreto nº 94.406/ 1987, que regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e dispõe sobre o exercício da Enfermagem, é privativo do enfermeiro, entre outros, fazer consulta de enfermagem e sua prescrição assistencial; e, como integrantes da equipe de saúde, prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, assim como prestação de assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido.
Com base no texto, pode-se compreender que o enfermeiro elabora o plano de assistência de enfermagem na consulta pré-natal conforme:
Escolha uma:
a.
Padrão de ações preconizadas igualmente para todas as gestantes, como grupos de gestantes, discutindo temas como cuidados na gestação e cuidados com o bebê.
b.
Intercorrências fetais identificadas, assegurando ações interdisciplinares com encaminhamentos oportunos para odontologia, psicologia, medicina e nutrição.
c.
Critérios estabelecidos de encaminhamentos para odontologia, psicologia, medicina, serviços social e nutrição, conforme protocolos municipais, estaduais e federal.
d.
Necessidades identificadas e priorizadas, estabelecendo as intervenções, orientações e encaminhando a outros serviços, promovendo a interdisciplinaridade das ações.
e.
Demanda priorizada, para realização de verificação de SSVV, altura uterina, BCF, investigação de doenças prévias, intercorrências na gestação anterior e na atual.
O Diabetes gestacional é uma síndrome do metabolismo energético de origem múltipla de causa ainda não definida cientificamente, caracterizada por aumento nos índices glicêmicos identificada pela primeira vez durante a gravidez, acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, seu diagnóstico se dá através de exames periódicos na avaliação do pré-natal, no período entre a 24ª e 28ª semana de gestação ocorre nas maiorias dos casos. Os sintomas levam à suspeita por parte do profissional enfermeiro de diabetes gestacional e, após o diagnóstico, deve-se realizar um plano de assistência específica para cada gestante.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Os principais sintomas relacionados ao diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso. Esses sintomas fazem o enfermeiro avaliar a gestante com mais destreza e assim, investigar demais sintomas que levantam a suspeita clínica da Diabetes Mellitus Gestacional como: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar e infecções de repetição.
PORQUE
O enfermeiro identifica na consulta de enfermagem no pré-natal quais os sinais e sintomas a gestante está vivenciando, realiza o diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional, explica sobre as causas e os meios de conviver de forma saudável com essa doença.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
e.
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1. Necessidades identificadas e priorizadas, estabelecendo as intervenções, orientações e encaminhando a outros serviços, promovendo a interdisciplinaridade das ações.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás