• Matéria: Biologia
  • Autor: visantos74
  • Perguntado 5 anos atrás

A biologia molecular auxilia muito a perícia criminal e a investigação forense. (CASTRO, 2021).
Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas. Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial quais do(s) seguintes familiares citados acima? Explique sua resposta.

Respostas

respondido por: bernardooliveira14
1

Resposta:

O DNA mitocondrial é proveniente da linhagem materna sempre. Sendo assim, o DNA mitocondrial do rapaz será idêntico ao de sua mãe, mas não de seu pai. A mãe, por sua vez, recebeu seu DNA mitocondrial da mãe dela, a avó materna, e não do pai, o avô materno. Sendo assim, por toda a linhagem feminina materna o DNA mitocondrial será igual (mãe, avó, bisavó…).

Explicação:

resolução

O DNA mitocondrial é umas das únicas organelas que são oriundas integralmente do lado da mãe, pois esse está presente integralmente dentro do óvulo, e como somente a parte superior do espermatozóide é que entra no óvulo, a sua mitocôndria fica de fora e não é transmitida para o embrião. Logo, o DNA mitocondrial é oriundo da mãe e, por ventura, da avó materna.


visantos74: Muito obrigado ❤️
Perguntas similares