• Matéria: História
  • Autor: Shiros2
  • Perguntado 5 anos atrás

1 leia o excerto do romance “memórias de um sargento de milícias” e responda:
analisando a frase inicial “era no tempo do rei” e a comparação dos meirinhos, podemos concluir q:


A frase se refere ao tempo determinado por um rei e a comparação demonstra a indiferença do narrador


a frase se refere a um tempo imaginário da realeza portuguesa e a comparação indica que o narrador considera o tempo do rei melhor q o tempo presente


a frase se refere ao período em q a corte de D. joão VI se instalou no rio de janeiro, e a comparação demonstra q o narrador considera os meirinhos desse tempo melhor do que os do tempo presente



se tiver um erro ou outro de gramática foi na tá :3
tô travado nessa pergunta deis de semana passado ;-;

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
13

No romance Memórias de um sargento de milícias a frase inicial “era no tempo do rei” e a comparação dos meirinhos, podemos concluir que a frase se refere ao período em que a corte de D. joão VI se instalou no Rio de Janeiro, e a comparação demonstra q o narrador considera os meirinhos desse tempo melhor do que os do tempo presente. Alternativa correta, letra C.  

No romance de autoria de Manuel de Antônio de Lisboa,  há uma inovação, na literatura brasileira, ao ser retratado pela primeira vez a figura do malandro. Datado do período do romantismo, é mostrada a vida no estado do Rio de Janeiro no século XIX, e situação de desenvolvimento da história, é o fato da família real portuguesa ter se refugiado no Brasil.

Nascido em 1830 no Rio de Janeiro, Manuel Antônio de Almeida era filho de portugueses, sendo que seu pai era um tenente. Entre os anos de 1852 a 1853, o autor publica folhetins que em 1854 se tornariam a famosa obra Memórias de um sargento de milícias. Em decorrência de uma infância carente, Manuel se inspirou nos costumes da classe média baixa para escrever suas obras.

Aprenda mais sobre o romance Memórias de um sargento de milícias:

https://brainly.com.br/tarefa/1875398

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares