Respostas
Resposta:
Claro anjinho!
Explicação:
Como é feita a medição:
A observação de temperatura máxima do ar é feita utilizando o termômetro de máxima temperatura. Este termômetro indica a maior temperatura do período em que ficou exposto. O termômetro de máxima temperatura possui um estrangulamento em seu capilar, próximo ao bulbo. À medida que a temperatura sobe, o mercúrio expande e avança pelo capilar. Quando a temperatura cai, esse estrangulamento impede que o mercúrio recue. Dessa forma, esse instrumento indicará a maior temperatura do período que ficou exposto.
Para que ele volte ao valor da temperatura ambiente, depois de um tempo exposto, deve ser chacoalhado. Ou seja, seu funcionamento é idêntico ao dos termômetros médicos tradicionais, mas possui uma escala de valores de acordo com aqueles observados na atmosfera terrestre.
Temperatura mínima
Já o termômetro de mínima temperatura mede a menor temperatura do dia, o que normalmente ocorre no final da madrugada.
Esse termômetro possui um capilar contendo álcool e também um indicador móvel em forma de haltere. Devido à força de tensão superficial, esse haltere acompanha o movimento do álcool sempre que a temperatura diminui. Quando a temperatura sobe, o haltere fica retido indicando sempre o menor valor atingido no intervalo em que o termômetro de mínima ficou exposto. Após a leitura, o termômetro de mínima deve ser levemente inclinado, para forçar esse haltere a encostar-se no nível máximo de álcool (chamado de “menisco”). Um detalhe importante é que o termômetro de mínima possui um bulbo duplo, o que permite uma área de maior contato com o ar ao redor, facilitando a medição.