• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mcleianemoura
  • Perguntado 5 anos atrás

onsiderando o dualismo da escola brasileira abordado no texto, em que, “[...] num extremo, estaria a escola assentada no conhecimento, na aprendizagem e nas tecnologias, voltada aos filhos dos ricos, e, em outro, a escola do acolhimento social, da integração social, voltada aos pobres e dedicada, primordialmente, a missões sociais de assistência e apoio às crianças.” (LIBÂNEO, 2012, p. 16). Frente ao exposto responda no fórum: como você percebe esse processo na escola atual?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
15

Em se tratando do texto acima, observa-se uma prevalência de grandes dificuldades em relação a políticas assistencialistas efetivas, no que tange ao desenvolvimento de metodologias para as camadas mais pobres.

Além disso, sabe-se do grande preconceito e discriminação que ainda existem contra estas camadas, o que dificulta ainda mais o processo de acolhimento e integrações sociais, de uma forma geral.

respondido por: Matheusieti
0

Analisar essa perspectiva é entender que existe uma disparidade ampla nas classes sociais, o que interfere diretamente na promoção do saber de forma igualitária.

As políticas assistencialistas e inclusivas devem favorecer o indivíduo em formação levando em consideração suas limitações assim como seu contexto econômico, social e cultural.

Por isso, pode auxiliar em medidas que sejam úteis para a construção de um ambiente adequado no que tange a formação dos indivíduos e o espaço em que eles vivem.

Por fim, um ponto negativo pode ser notado nas aulas EAD onde diversas instituições possuem qualidade e alunos com famílias financeiramente estabelecidas enquanto outros estudantes de instituições públicas não possuem os recursos necessários para estudar.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/23870232

Anexos:
Perguntas similares