Na República Velha, muitos periódicos valeram-se das charges para expressar críticas a diversas situações do contexto político e social da época. A charge a seguir é sobre a Revolta da Vacina no Rio de janeiro em 1904. Analise-a e responda as perguntas.
a) Personagem representado na imagem:
b) Condições da capital do país na época;
c) Motivos da revolta popular:
d) Crítica explicita na charge:
Respostas
Resposta:
Vamos lá!
Explicação:
a) O personagem representado na charge é o sanitarista Osvaldo Cruz. Ele queria livrar o Rio de Janeiro da varíola. Mas na primeira campanha de vacinação, há mais de 100 anos, a cidade virou um campo de batalha. Entre os dias 10 e 18 de novembro de 1904, a cidade do Rio de Janeiro viveu o que a imprensa chamou de “a mais terrível das revoltas populares da República”.
b) Nas ruas da cidade do Rio de Janeiro acumulavam-se toneladas de lixo. Desta maneira, o vírus da varíola se espalhava. Proliferavam ratos e mosquitos transmissores de doenças fatais como a peste bubônica e a febre amarela, que matavam milhares de pessoas anualmente.
c) Motivos:
- A campanha de saneamento realizava-se com autoritarismo, onde as casas eram invadidas e vasculhadas.
- Não foi feito nenhum esclarecimento sobre a importância da vacina ou da higiene.
- Num tempo onde as pessoas se vestiam cobrindo todo o corpo, mostrar os seus braços para tomar a vacina foi visto como "imoral".
- Assim, a insatisfação da população contra o governo foi generalizada, desencadeando "A Revolta da Vacina".
d) A crítica explicita na charge, debocha claramente de Osvaldo Cruz. Onde o mesmo vacina um braço, e é adjetivado como "másculo doutor de altas ciências".