A luta pela igualdade entre homens e mulheres teve início no século XVIII, quando acreditava-se no poder masculino sobre o feminino, ou seja, hierarquia de gênero. Na cultura patriarcal, o homem era considerado superior à mulher, um ser independente e com liberdade. Neste contexto, assinale a alternativa certa sobre os aspectos históricos da mulher.
a)
A mulher era vista naturalmente forte, com autonomia e trabalhando fora.
b)
No século XIX foi concedido às mulheres um papel a mais em suas funções, o trabalho.
c)
No século XX, os esforços femininos voltaram-se para o surgimento de novos tipos de família e para a ruptura dos padrões familiares.
d)
O trabalho das mulheres do século XX era predominantemente nas fábricas.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
Está certa
Resposta:
b) No século XIX foi concedido às mulheres um papel a mais em suas funções, o trabalho.
Explicação:
A mulher era considerada naturalmente frágil, passiva, fraca, indefesa e com seus desejos reprimidos. Consequentemente, sua função na sociedade era de obediência aos homens, fadadas à reclusão domiciliar, aos deveres domésticos e à educação dos filhos. No entanto, no século XIX, principalmente a partir da Revolução Industrial, pela necessidade de mão de obra, as mulheres foram inseridas nas indústrias. Ainda nesse século, surgiram novos tipos de família, a ruptura dos padrões familiares patriarcais e os movimentos feministas, que buscavam ascensão, igualdade e liberdade da mulher, além de espaço na política, direito ao voto e direito à educação. Já no século XX, as mulheres trabalhavam como produtoras agrícolas, leiteiras, cozinheiras, faxineiras, costureiras, babás e faziam magistério. Por fim, ressalta-se que, atualmente, a igualdade feminina permanece como um desafio, principalmente no trabalho, considerando que as mulheres recebem menos do que os homens, mesmo que tenham maior escolaridade.