Qual é o motivo da proporção de pessoas brancas, negras ou pardas, amarelas e indígenas no Brasil contemporâneo?
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.),
avaliando criticamente seus significados históricos e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
No final do século XIX, houve a disseminação, no Brasil, de conceitos de superioridade racial que tinham adquirido grande prestígio no exterior.
Inspirados nas ideias do evolucionismo e do colonialismo, o pensamento “científico” brasileiro da época, que era fortemente marcado pelo racismo, adotou "teses científicas" do darwinismo social e da eugenia racial para defender o branqueamento da população como um fator necessário para o desenvolvimento do Brasil. A elite social e a política brasileira passaram a considerar como certo que o país não se desenvolvia porque sua população era composta por negros e mestiços.
A imigração não era considerada somente um meio de suprir a mão de obra necessária na lavoura ou de colonizar o território nacional, coberto por matas virgens, mas também com um meio de "melhorar" a população brasileira pelo aumento da quantidade de europeus.
O racismo no Brasil foi uma INVENSÃO PERVERSA e tem consequências até hoje.
um texto que talvez pode ajudar...
Respostas
O Brasil é uma país extremamente miscigenado, onde existem inúmeras raças de pessoas, que somadas e misturada formam o povo brasileiro. O Brasil possui pessoas brancas, negras, pardas, indígenas e outros.
Antes do ano de 1500 o Brasil era habitado pelos nativos indígenas, até a chegada de Pedro Alves Cabral, que chegou em terras brasileiras junto a tripulação portuguesa, iniciando assim a chegada dos europeus.
Ao longo do processo de colonização foram trazidas pessoas da África para realizar trabalho escravo no Brasil, somando assim mais uma raça ao território brasileiro.
Diante desses e de todos os fatos históricos que ocorreram no Brasil tem-se a miscigenação dos diferentes povos, onde a cara do Brasil contemporâneo é toda a miscigenação.
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!