• Matéria: Filosofia
  • Autor: wellen1405
  • Perguntado 5 anos atrás

qual é o conceito de belo mais aceito pela maioria das pessoas?

Respostas

respondido por: harrypotter45
0

Resposta:Horrendo, asqueroso, desagradável, sujo, obsceno, apavorante, ignóbil, grotesco, vomitante, aflitivo, terrível. Esses são apenas alguns entre os 39 sinônimos para a palavra feio, enumerados pelo escritor italiano Umberto Eco, no livro História da Feiúra, obra que inspirou a reportagem. Adjetivos usados para definir aspectos que desagradam ou afetam os sentidos, incomodam os olhos, que fogem às convenções

de uma época, de uma cultura.

A palavra e suas variações também são usadas diariamente para julgamentos estéticos, diante de imperfeições como um nariz torto, um corpo ou um rosto desproporcional. Felizmente, tanto os conceitos de feiura quanto os de beleza variam no tempo e no espaço. Para constatar, basta dizer que as musas inspiradoras retratadas por pintores do século 17 estariam, hoje, condenadas a encarar um spa.

Mas, afinal, o que é a feiura? Em inúmeras situações, o feio foi o outro, o inimigo, o estrangeiro. No passado, a expressão representou ausência de virtudes, mas também foi referência para dor, morte, martírio. Era a face do demônio e das bruxas. Hoje, é freqüentemente usada para definir aqueles que não se encaixam nos padrões

do que é estipulado como belo.

Por conta disso, muitos inconformados com a própria aparência cometem excessos na busca pela beleza e, ironicamente, acabam encontrando a deformidade, como no caso do cantor Michael Jackson que, por ter enfrentado inúmeras intervenções cirúrgicas no rosto, exibiu nos últimos anos de vida uma face disforme.

A artista plástica Vera Lúcia Tunes Espíndola, de Santa Maria, fez cursos na Escola de Belas Artes de Avignon, na França. Lá, participou de discussões sobre os conceitos de beleza.

- Há teorias segundo as quais o belo é universal, o que explicaria os pintores clássicos serem admirados até hoje. No entanto, outras definem que a beleza está no sentido enquanto essência de vida - afirma Vera Lúcia.

É interessante observar que a mesma sociedade que cobra uma alta fatura dos que são diferentes, estimula a simpatia por monstros como o Mestre Yoda de Guerra nas Estrelas, ET, de Steven Spilberg, ou Shrek, o ogro mais famoso do planeta cujo quarto filme está nos cinemas da cidade. São as contradições do mundo contemporâneo.

É interessante observar que a mesma sociedade que, por vezes, cobra uma alta fatura dos que são diferentes, também estimula a simpatia por monstros gentis como o ET, de Steven Spielberg, ou Shrek, o ogro mais famoso do planeta. São as contradições do mundo contemporâneo.

Nos contos de fadas

A Princesa e o Sapo

Era uma vez um príncipe que foi enfeitiçado por uma velha corcunda e virou sapo, sendo então obrigado a deixar o castelo onde morava. Em busca de uma residência mais adequada à sua nova condição, acabou se estabelecendo no poço de um outro castelo, junto ao qual uma princesinha costumava brincar com sua bola de ouro. Um dia ela deixou a bola cair dentro do poço e o sapo se ofereceu para tirá-la de lá. Em troca, a princesa teria de beijá-lo. Ela disse que aceitava e o sapo se transformou num belo príncipe... E viveram felizes para sempre.

O Patinho Feio

Um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente de seus irmãos, o pobrezinho é perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e galinhas do terreiro. Um dia, cansado de tanta humilhação, ele foge do ninho. Durante sua jornada, ele vai parar em vários lugares, mas é mal recebido em todos. O pobrezinho ainda tem de agüentar o frio do inverno. Mas, quando finalmente chega a primavera, ele abre suas asas e se une a um majestoso bando de cisnes, sendo então reconhecido como o mais belo de todos.

No cinema

Shrek

Ainda que Shrek, personagem central da animação distribuída pela Dream Works, não seja um primor de educação e bons modos, a lealdade e a coragem do ogro mais famoso do cinema conquistaram o coração da princesa Fiona e do público

Mestre Yoda

Um dos personagens centrais da série Guerra nas Estrelas não era nenhum primor de beleza. Mas a simpatia da figura, que alia inteligência, poder e sabadoria, marcou gerações de fãs

E.T.

Ele tinha tudo para se transformar em um personagem asqueroso. É feio, enrugado e desproporcional. No entanto, o filme ET - O Extraterrestre, de Steven Spielberg, encantou adultos e crianças desde sua estreia em 1982, esbanjando sensibilidade e simpatia

Perguntas similares