A biotecnologia moderna tem uma abrangência grande, sendo multidisciplinar está conectada a diferentes aplicações e em diversos segmentos de atividades, como a mineração, a pecuária, a agricultura e a saúde. A saúde se destaca como uma área de grande atuação da biotecnologia. De acordo com o pesquisador Rifkin (1999), "os antibióticos constituem o grupo de maior importância econômica entre os produtos obtidos por fermentação e são utilizados no combate a infecções causadas por microrganismos, notadamente bactérias, tanto no organismo humano como no animal e vegetal, bem como no controle de infecções em determinados processos fermentativos". A biotecnologia tem papel central na área da saúde, já que é através dela que ocorre a produção de proteínas reguladoras do metabolismo.Os produtos mais relevantes são a insulina humana, os hormônios de crescimento humanos e os peptídeos e os neutoativos. Considerando o fragmento de texto acima, e a atuação da biotecnologia na área da saúde, analise as asserções abaixo: I. As descobertas na área da saúde têm uma importância muito grande para a humanidade. Nesse sentido a biotecnologia vem colaborando nas descobertas de novos medicamentos e na produção de vacina. Porque II. As vacinas não tem origem bacteriana e podem ser produzidas por meio de técnicas que não envolvem a fermentação. A respeito das asserções, analise a opção correta.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3 A de número I é verdadeira e a II é falsa
Explicação:
A biotecnologia moderna consiste em utilizar organismos vivos juntamente com as inovações tecnológicas, para solucionar problemas ou aprimorar técnicas que beneficiem o homem.
Conhecimentos biotecnológicos são utilizados desde a antiguidade, por exemplo, os egípcios produziam cerveja que era consumida pelos faraós.
Dentre as aplicações da biotecnologia moderna podemos destacar:
- Mapeamento genético identificando genes causadores de doenças.
- Produção de alimentos transgênicos (geneticamente modificados).
- Utilização de anticorpos para o tratamento de tumores.
- Produção de vacinas para combate de vírus e verminoses.
- Modificação genética de bactérias para produção de biocombustíveis.
Desta maneira podemos concluir que a afirmação I é verdadeira, porém a afirmativa II é falsa. A produção de vacina não envolve fermentação mas isso não é um ponto a favor do aprimoramento das técnicas de produção de vacina.
A produção da vacina consiste em fabricar uma forma atenuada do causador da doença (patógeno) que não apresente risco à saúde da pessoa que será vacinada.
Ao receber essa vacina, o sistema imunológico do indivíduo produz anticorpos para combater o patógeno.
Como o sistema imunológico possui memória se caso a pessoa entre em contato posteriormente com esse patógeno ela não ficará doente.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/5280289
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.