Durante o período da transição da Idade Média para a Idade Moderna, houve expansão dos limites do mundo conhecido pelos europeus. Esse processo se explica, em parte, por uma mudança nas mentalidades, com o desenvolvimento da ideia de aventura e conquista. Leia as afirmações abaixo: I) As Grandes Navegações explicam-se pelo fechamento do comércio no Mediterrâneo aos europeus a partir da tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos. II) As Cruzadas foram importantes no alargamento dos limites do mundo conhecido pelos europeus ocidentais, pois estabeleceram rotas comerciais e contatos culturais. III) A doutrina da Igreja Católica estimulava o espírito de aventura e o comércio, o que fez com que os reinos católicos fossem os mais prósperos economicamente no início da modernidade. Qual(is) está(ão) correta(s)? *
Respostas
Resposta:
Com certeza a resposta é a opção C
Explicação:
II) As Cruzadas foram importantes no alargamento dos limites do mundo conhecido pelos europeus ocidentais, pois estabeleceram rotas comerciais e contatos culturais.
Resposta:
Letra B.
Explicação:
B.
Apenas II.
A expansão dos limites do mundo conhecido pelos europeus encontra nas Cruzadas um fator de grande importância em função do estabelecimento de rotas comerciais e de contatos culturais entre os povos, mas as Grandes Navegações, que possibilitaram a conquista da costa da África, o acesso às Índias por via marítima e a conquista da América, não aconteceram pelo fechamento do Mediterrâneo, liberado antes desse movimento. Além disso, a Igreja Católica considerava pecado a cobiça, o lucro e a usura, e foram necessárias reformas religiosas para adaptar a doutrina católica aos novos tempos econômicos.