Um dos passos para a qualificação dos jovens ao mercado de trabalho envolve a conquista de um diploma de ensino superior. Neste ponto, é inegável a ajuda prestada pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em As contas não fecham: uma análise do mercado de trabalho, o autor revela importantes números envolvendo o quantidade de alunos inscritos.
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior explica boa parte da redução da participação dos jovens no mercado de trabalho. O programa sofreu mudanças importantes no período recente, facilitando o acesso dos estudantes aos recursos. Entre elas, a queda da taxa de juros de financiamento, a ampliação dos prazos de carência e o fim da exigência de um processo seletivo para ter acesso ao financiamento bancário. Assim, o número de matrículas no FIES, que era de 50 mil por ano, em média, entre 1999 a 2009, saltou para 76 mil em 2010, 154 mil em 2011, 377 mil em 2012 e 556 mil em 2013.
Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2015.
Com base em sua leitura crítica e nas informações contidas no texto, julgue as frases a seguir, em seguida indique a resposta correta:
Os números do Fies são impressionantes e fazem jus ao slogan “pátria educadora” já que dezenas de milhões de alunos estão sendo beneficiados pelo programa.
Ainda que houvesse uma demanda reprimida por educação de nível superior, o Fies só conseguiu alavancar o número de alunos depois que baixou os juros e facilitou o crédito aos alunos.
Ajudas oferecidas aos estudantes, como o crédito a juros barato só tende a prejudicar o nível das faculdades, já que permite que muitos que não tinham condições possam estudar.
Está(ão) correta(s):
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa III.
b. Apenas a afirmativa I.
c. As afirmativas I e III.
d. As afirmativas I e III.
e. Apenas a afirmativa II.
Respostas
respondido por:
18
e. Apenas a afirmativa II
respondido por:
10
e. Apenas a afirmativa II.
aamjrmfm:
CORRETO
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás