Dois carros, A e B, de massas iguais, movem-se em uma estrada retilínea e horizontal, em seus sentidos opostos com velocidades de mesmo módulo. Após se chocarem frontalmente, ambos param imediatamente devido a colisão.
Pode-se afirma que, no sistema, em relação a situação descrita:
A) há conservação da quantidade de movimento do sistema, mas não da sua energia cinética total
B) não há conservação da quantidade de movimento do sistema, mas a energia cinética total se conserva
C) nem a quantidade de movimento do sistema e nem a energia total se conservam
D) a quantidade de movimento do sistema é transformada em energia cinética
E) há conservação da quantidade de movimento do sistema e da sua energia cinética total
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
a energia cinética necessita de velocidade para existir, logo estando parado não há enegia cinetica. a quatidade do movimento ou seja do espaço percorrido se conserva pois houve deslocamento.
Pode-se afirmar que no sistema no qual a relação está descrita: há conservação da quantidade de movimento do sistema e da sua energia cinética total - letra e).
Como funcionam as colisões?
Uma colisão entre duas partículas faz parte de um processo de projeção uma contra a outra e com isso é possível trocar energia, sendo considerado um evento isolado onde uma força expansiva age em cada um dos dois (ou mais) corpos, em um tempo mínimo.
E quando analisamos o enunciado, percebemos que existem dois carros (A e B) sendo ambos de massas iguais, possuindo velocidades de mesmo módulo porém com sentidos contrários.
Dessa forma, o enunciado se mostra como uma colisão inelástica de vertente perfeita e isso acontece porque a quantidade de movimento total se mostrou conservado além de ser nula em todos os momentos dessa colisão (antes, durante e depois).
Portanto, a única alternativa correta é a letra e).
Para saber mais sobre Colisões:
brainly.com.br/tarefa/47030561
#SPJ2