QUESTÃO 8
August Comte tinha total consciência da crise de seu tempo. As Revoluções Industrial e Francesa abriram um espaço de transformação antes nunca visto, de um pleno desenvolvimento que segundo o autor não terminava nunca. Por isso, Comte acredita que os bons frutos das Revolução já haviam sido gerados e que era o momento dos resquícios destas transformações acabarem, para dar espaço ao que designava como progresso. Neste sentido, a Sociologia viria com objetivos práticos: conhecer para agir; compreender para reorganizar.
Sobre o pensamento de August Comte e o fundamento teórico positivista, analise as seguintes afirmativas:
I. A função do pensamento social para Comte deveria objetivar sempre a dúvida. Quanto mais problemas sociais fossem gerados, mais investigações se demandariam por parte da Sociologia.
II. Para Comte o pensamento sociológico deveria orientar a sociedade para a resoluções de problemas e diminuição de conflitos.
III. Para Comte o restabelecimento da ordem das ideias era muito importante, pois assim poderíamos analisar uma nova realidade por meio da Sociologia, que se orientava pelos métodos das demais ciências naturais.
IV. Devido a sua preocupação moral e conservadora, Comte acreditava que as ideias religiosas detinham muita força ainda e que deveriam ajudar a sociologia a se orientar como ciência.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
II e IV
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás