Ao instituir o governo-geral como forma de administrar suas possessões no Brasil, o rei de Portugal, dom João III, mandou fazer “uma fortaleza e povoação grande e forte em lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações”
1. (Cesgranrio-RJ) Esta determinação justifica-se porque: *
1 ponto
a) interessava ao “rei colonizador” desenvolver nas áreas coloniais uma estrutura administrativa que absorvesse os militares sem ocupação efetiva na Europa, após o término das guerras contra os mouros.
b) havia a necessidade de se imprimir rumos diversos ao processo de exploração colonial, optando-se então por uma ocupação de caráter mais urbano, em substituição às estruturas agrárias que marcaram os primeiros tempos da colonização.
c) os comerciantes portugueses exigiram do rei a abolição das capitanias hereditárias, consideradas como onerosas do ponto de vista administrativo para os interesses mercantis.
d) havia a necessidade de se criar um centro administrativo que combatesse as tribos indígenas rebeladas, realizasse expedições em busca de riquezas e organizasse a defesa da colônia contra-ataques externos
Respostas
respondido por:
158
Resposta:
D e C
Explicação:
douglaskaique05:
certinho vlw
respondido por:
57
Resposta: letra D
Explicação:
letra C
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás