A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados. Uma explicação para seu surgimento é: *
1 ponto
a) As revoltas populares que exigiam maior liberdade a população;
b) A necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para garantir a agricultura.
c) A necessidade de aquisição de escravos.
d) O desenvolvimento de uma complexa religião monoteísta.
2. Na região da Mesopotâmia o líder era uma espécie de representante direto dos deuses, ou seja, não existia uma delimitação entre as lideranças políticas e religiosas. Como era chamada essa forma de governo: *
1 ponto
a) Monarquia
b) Teocracia
c) Oligarquia
d) Império
Respostas
Resposta:
Explicação:
1- B
2- B
De nadaaa
1 - É correta a alternativa B, tendo a população crescido rapidamente à medida que abandonou a prática nômade (mais perigosa e que oferecia menor quantidade de alimentos e recursos) e se sedentarizou.
Neste contexto era necessário, por exemplo, organizar amplas obras públicas, como a construção de canais de irrigação e diques que controlassem o volume dos rios, o que se fez por meio da organização de um Estado, com uma casta de governantes separada dos governados.
2 - É correta a alternativa B. O modelo político estabelecido na Mesopotâmia era Teocrático pois dependia de uma associação da figura do governante com a figura dos deuses.
Por vezes os governantes eram apresentados como os próprios deuses, e por vezes como representantes ou descendentes dos deuses. Neste sistema o Clero tinha um importante papel político e social, já que eram os membros do Clero que administravam o Estado.
Mais sobre a Mesopotâmia em:
https://brainly.com.br/tarefa/19396445