Aquecimento Global existe mesmo?
O debate sobre o Aquecimento Global coloca em xeque tanto a existência desse fenômeno quanto a real participação do homem em sua ocorrência.
O Aquecimento Global, durante os últimos anos, foi um dos temas mais debatidos tanto na comunidade científica internacional quanto em outros espaços da sociedade, como a imprensa e a internet. Até bem pouco tempo, considerava-se como consenso a perspectiva de que a Terra estaria aquecendo em uma velocidade cada vez mais acelerada em função das atividades humanas. No entanto, atualmente, as contestações chamadas de “céticas” vêm se tornando cada vez mais conhecidas.
Assim, diante de um verdadeiro mar de afirmações e contestações, é possível sintetizar três posições principais, a saber:
Proposição 01: O Aquecimento Global existe e é culpa do homem;
Proposição 02: O Aquecimento Global existe, mas é um evento natural;
Proposição 03: O Aquecimento Global não existe.
A primeira linha de argumentação citada é a predominante no meio científico, sendo amplamente manifestada pelos meios de comunicação, afirmando que o homem, desde a I Revolução Industrial, vem interferindo diretamente sobre o clima. A linha de argumentação baseia-se na elevação das temperaturas em função da emissão dos chamados gases-estufa, como o CO2 (gás carbônico) e o CFC (clorofluorcarboneto). [...]
Em oposição a essa tendência, alguns cientistas até admitem a existência do Aquecimento Global, mas defendem que esse processo é natural, pois o principal fator que influencia o clima da Terra seria o Sol, e não os gases atmosféricos. Dessa forma, com o aumento das atividades solares, a tendência seria o aquecimento médio das temperaturas no planeta. [...]
Em uma terceira via, mais “radical”, há um grupo que afirma que o Aquecimento Global simplesmente não existe, de que se trata de uma teoria que jamais foi provada. Para eles, esse “alarmismo” seria uma estratégia dos países desenvolvidos para evitar o aumento do consumo e do padrão de vida do mundo subdesenvolvido, envolvendo também outras questões políticas e que não possuem uma real validade científica. [...]
De qualquer forma, independente de qual das proposições acima seja a verdadeira ou a mais próxima da realidade, é preciso considerar que o Aquecimento Global não é a única questão ambiental atualmente em debate. Por isso, meios de preservação dos espaços naturais devem ser intensificados, como a conservação das florestas, dos solos e dos rios.
Releia o trecho abaixo.
“Assim, diante de um verdadeiro mar de afirmações e contestações, é possível sintetizar três posições principais, a saber:
Proposição 01: O Aquecimento Global existe e é culpa do homem;
Proposição 02: O Aquecimento Global existe, mas é um evento natural;
Proposição 03: O Aquecimento Global não existe.”
Nesse trecho, a apresentação resumida de três proposições foi usada para
A) expressar a ordem de importância entre os conceitos citados.
B) introduzir para o leitor o tema a ser abordado no texto.
C) mostrar o posicionamento do autor em relação ao tema do texto.
D) organizar resumidamente os principais argumentos do texto.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
4
Explicação:
quando falamos em resumir, a primeira coisa que pensamos em nossa cabeça é resumir o texto '-'
espero ter ajuda
gyalmeida10santos:
O que uma coisa a ver coma outra?
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás