2. A pintura a seguir foi feita por Lavínia Fontana, uma das mulheres mais proeminentes da arte renascentista. Observe a imagem e identifique as características da arte renascentista e em seguida, por meio de uma, pesquisa explique a participação das mulheres nesse movimento.
Respostas
As características da arte renascentista presentes na obra A sagrada família com Santa Catarina de Alexandria, de Lavinia Fontana são similares à muitas obras do movimento, como:
- Cores vibrantes
- Figuras monumentais
- Naturalismo
- Contraste entre luz e sombra
- Abordardagem de um tema religioso
- Corporalidade e movimento das figuras
Muitas pinturas do renascentismo, tem sua composição a partir da forma piramidal. Além disso, é muito comum que as pinturas pareçam esculturas, como se tivessem sido esculpidas em um bloco de mármore, pois são utilizados elementos para dar a ilusão de três dimensões.
A arte renascentista tem características como:
- Natureza e homem
- Utilização do chiaroscuro
- Perspectiva
- Proporcionalidade
- Representações das emoções e da racionalidade
- Idealização da harmonia e da beleza
Lavinia Fontana, nascida em 24 de agosto de 1552, em Bologna Itália, foi além de pintora profissional numa época em que isso não era comum e nem bem visto, já que viveu em uma época onde mulheres apareciam na pintura apenas como modelos e musas, e foi também uma celebridade em seu país. Lavinia era filha de um pintor, Prospero Fontana, que também era diretor da Escola de Bologna.
Foi amada e idolatrada, por suas boas maneiras, erudição e comportamento.
O desenvolvimento de sua carreira profissional como artista, iniciou-se trabalhando da mesma forma que os artistas homens.
Na époda de Lavinia e durante muito tempo, perduraram-se às dificuldades de acesso as ferramentas de pintura pelas mulheres, o que dificultou à ascensão de muitas artistas.
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Bons estudos!
Durante muito tempo as mulheres estiveram presentes na produção artística apenas como modelos e musas. Isso se deve, principalmente, às dificuldades de acesso aos equipamentos de ensino da arte e a barreiras sociais que impediam que se dedicassem profissionalmente a essa ocupação.