A partir de 1990, um conjunto de ações governamentais – em especial a reforma comercial e o fim da intervenção direta na economia, estabeleceu as bases para a introdução da concorrência no país, processo que ganhou impulso definitivo com a estabilidade de preços obtida a partir de 1994. Assistiu-se, a partir daí, a uma revolução nas estratégias e condutas das empresas brasileiras nos mais diversos setores, derivada da eliminação das amarras governamentais e da crescente pressão concorrencial. Considerando a regulação do mercado farmacêutico, avalia as afirmativas.
I. Observa-se na década de 90 um aumento de faturamento associado a uma diminuição da quantidade vendida, apesar do crescimento de 14% da população brasileira. Esse fato somente pôde se concretizar diante de um aumento significativo do preço médio dos medicamentos.
II. No caso específico do setor farmacêutico a conduta que afeta a sociedade é o aumento de preços continuado que drena renda dos consumidores e limita o acesso de parte da população ao produto essencial.
III. O aumento de preços é a conduta que precisa ser reprimida de alguma forma pelo poder público, no cumprimento do mandato constitucional, através da aplicação da lei de defesa da concorrência ou da regulação específica do mercado.
IV. No âmbito do executivo, a maior parte das medidas adotadas contra aumentos de preços do setor se deu através da abertura de processos administrativos no âmbito da lei de defesa da concorrência, sendo um grande número de processos instaurados entre 1992 e 1994, quando ainda vigorava a Lei 7472/78.
Considerando as informações e avaliação das afirmativas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e IV, apenas.
b.
I, II e III, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
I, apenas.
e.
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
I, II e III Apenas
Explicação:
respondido por:
7
Resposta:
I, II e III
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás