Faça um texto explicando a origem e expansão do islamismo, considerando região de origem, criador e principais áreas da expansão.
Respostas
Resposta:
O islamismo é uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (conhecido em português como Maomé).
Explicação:
Resposta:
o islamismo e uma religião que veio da Península Arábica que recebeu o nome de Muhammad que em português denominada Maomé.Maomé fazia parte do povo haxemitas , quando ele tinha mais ou menos vinte cinco anos Maomé ce tornou um caravaneiro, viajando por varias vezes nas regiões da palestina,o que fez entrar em contato com comerciantes judeus e cristão,por meio desse contatos Maomé recebeu uma profunda influencia desses religiosos. após se casar com khadija uma mulher muita rica ele passou a dispor de condições matérias para retirar-se em longas jornadas de meditação, durante a meditação de Maomé em uma caverna perto de meca,recebeu uma revelação divina por meio do anjo Gabriel : deus(Alá em árabe) escolheu ele para ser seu ultimo mensageiro. o anjo se manifestava ate a sua morte , ditando os versículos com a palavra de deus.a partir da primeira aparição do anjo Gabriel , Maomé compreendeu que as condições sociais e morais do povo não correspondia a vontade divina e precisava ser transformado. após nove anos de pregação Maomé conseguiu reunir poucos seguidores além de sua família sua doutrina monoteísta, visava a proteção dos mais pobres, viúvas e órfão, além disso os próprios coraixitas passaram a persegui-lo e a seus adeptos. após sofrer tentativa de assassinato Maomé e seus seguidores abandonaram a cidade de meca fugindo para yatrib sua principal rival comercial . essa fuga ficou conhecida como Hégira os judeus de Medina rejeitaram liderança de Maomé no entanto Maomé obteve ajuda dos beduínos. ele conseguiu difundir a nova religião , além dos beduínos ele se aliou aos chefes tribais locais, convertendo grande numero de pessoas . fortalecido Maomé dirigiu seus ataques contra as caravanas após eliminar os inimigos invadiram acaaba, todos os símbolos religiosos foram destruídos menos a pedra negra. por tanto a destruição dos símbolos politeísta e a adesão crescente da população local ao islã fizeram de meca um centro religioso, agora de uma crença monoteísta islâmica.