TEORIAS DA LITERATURA UNIVESP SEMANA 3
PERGUNTA 1
De acordo com Jean Pierre Chauvin, autor do artigo Manuel Bandeira: a poesia no beco, estudado na Semana 3, podemos compreender o poema o BECO como um protesto ou manifesto, pois:
I) O poeta contrapõe-se ao discurso extenso e oco eivado de senso comum, dos seres pouco acostumados à densidade das coisas mais óbvias.
II) O manifesto se dá em prol de uma perspectiva mais realista, rente ao solo e refratária à visão romanceada, idealizada e altaneira dos demais leitores da cidade.
III) O poema dá voz à solidão do(s) homem(ns) e desnuda as contradições da cidade do Rio de Janeiro.
IV) A pergunta que o eu lírico faz (para si mesmo? para nós?) é iniciada pelo incisivo Que importa.
A análise dos enunciados permite-nos afirmar que:
Os enunciados I e II estão corretos.
Todos os enunciados estão corretos.
O enunciado II está correto e o III é incorreto.
O enunciado IV é incorreto.
PERGUNTA 2
Considerando o texto trabalhado na Semana 2, Texto Literário e Não literário, complete as lacunas abaixo.
Podemos compreender o conceito de
como sendo um conjunto de palavras que formam um sentido relacionado a um contexto. Podemos dividir os
em dois grandes grupos:
e
. No texto literário, a
é o mais importante, e o
fica e segundo plano. Os textos
são aqueles que possuem
, sendo destinados à arte, ao entretenimento, à ficção. A
oferece uma via de acesso mais acessível ao mundo, ao homem e aos acontecimentos.
PERGUNTA 3
Considere o seguinte conceito: “Literatura formou-se da palavra latina littera, letra ou caráter da escritura...[...] arte que concerne às letras, arte de escrever e ler” (CASTRO,1985, p.33).
Considerando a explicação acima, é correto deduzir que:
a literatura pode ser compreendida como a arte das palavras, uma vez que emprega a linguagem de forma única, particular.
a letra ou caráter da escritura por si mesma confere à literatura o seu caráter artístico.
os conceitos de letras e literatura são sinônimos.
conhecer e estudar literatura é privilégio das elites.
PERGUNTA 4
A crítica literária é unânime em considerar Manuel Bandeira um dos maiores poetas brasileiros e o seu poema O beco um dos mais importantes e notáveis de sua obra.
Sendo assim, leia atentamente o poema abaixo e, posteriormente, destaque os enunciados que considerar corretos. O poema foi coletado do texto Manuel Bandeira: a poesia no beco, trabalhado na Semana 3.
POEMA DO BECO
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
- O que eu vejo é o beco. (Manuel Bandeira)
I) Os versos estão marcados por sonoridades um tanto diversas. No primeiro, o acento recai especialmente nas vogais o (duas abertas; duas fechadas) e i.
II) Além disso, o a aparece em nove dos treze termos que constituem a indagação. Na resposta, sugerida pelo segundo verso, “ouvimos” mais as vogais /e/ e /o/ [u]. Lá, temos sete palavras, sendo que o e aparece em cinco delas: uma vez, apenas, como vogal aberta: é – precisamente o segundo verbo.
III) Em meio às assonâncias, percebem-se dois movimentos: a) a oposição entre as vogais abertas e fechadas; b) a alternância entre sons longos e breves.
IV) O contraste na extensão dos versos é muito útil e tem força expressiva: verso longo, para tema “longo”, verso curto para tema “curto.
Os enunciados II e IV estão corretos.
O enunciado III é incorreto.
Os enunciados I e II estão corretos.
Todos os enunciados estão corretos.
PERGUNTA 5
“Poema do Beco” é uma das composições mais enigmáticas de Manuel Bandeira. Ele revela um poeta menos otimista, frente a sua outrora entusiasmada relação com o movimento Modernista. Marcado pela absoluta concisão, o poema revela muitos sentidos, cuja interpretação pode ser favorecida pela análise de seus elementos fonéticos, em especial. Sendo assim, leia o poema abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato, Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971. p.145.)
Sobre o poema, podemos afirmar:
Ao lermos o poema, não somos mobilizados em nossa carga afetiva.
Como se trata de um texto literário, a literalidade e a univocidade das palavras estão sempre presentes.
O poema fala da ambição humana, ao dizer que o homem engolia com voracidade.
O poeta mostra sua indignação com o fato de um homem se assemelhar a um bicho por buscar comida no lixo.
Respostas
Resposta:
1: Todos os enunciados estão corretos.
2: Texto; Literário; Não Literário; Expressividade; Conteúdo; Não Literário; Função Comunicativa; Função Comunicativa. (obs: essa questão eu errei parcialmente ficando com nota 1,33/2,0). Se alguém tiver ela correta manda ai.
3: A literatura pode ser compreendida como a arte das palavras, uma vez que emprega a linguagem de forma única, particular.
4: Todos os enunciados estão corretos.
5: O poeta mostra sua indignação com o fato de um homem se assemelhar a um bicho por buscar comida no lixo.
Já enviei, fiquei com nota 9,33/10
Explicação:
Resposta:
1: Todos os enunciados estão corretos.
2: Texto – Textos – Literário – Não literário – Expressividade – Conteúdo – Literários – Função estética - Poesia
3: A literatura pode ser compreendida como a arte das palavras, uma vez que emprega a linguagem de forma única, particular.
4: Todos os enunciados estão corretos.
5: O poeta mostra sua indignação com o fato de um homem se assemelhar a um bicho por buscar comida no lixo.
Explicação:
Revisado. Tirei nota 10/10
2: Texto; Textos; Literário; Não Literário; Expressividade; Conteúdo; Literários; Função Estética; Poesia.
3: A literatura pode ser compreendida como a arte das palavras, uma vez que emprega a linguagem de forma única, particular.
4: Todos os enunciados estão corretos.
5: O poeta mostra sua indignação com o fato de um homem se assemelhar a um bicho por buscar comida no lixo.