• Matéria: História
  • Autor: flavialimadossantos1
  • Perguntado 5 anos atrás

explique a balança comercial favorável no sistema mercantilista



me ajudem ​

Respostas

respondido por: kellentvrs
1

Resposta: A história da balança comercial está incluída na história de uma séria de estratégias econômicas, que foram desenvolvidas na Idade Moderna. Os pensadores que desenvolveram essas estratégias estavam na Europa entre os séculos XV e XVII. Era caracterizada por ter uma forte atuação do governo nas atividades econômicas da época, em busca de fazer que o número máximo de riquezas estivesse sob o comando do estado. Esse conjunto de ações visa o enriquecimento do estado, usando, principalmente o mercado externo, sendo assim uma saída para a saturação do mercado interno, para mercadorias produzidas no país. Essas ações incluem protecionismo às instituições nacionais e também barreiras tarifárias para produtos importados.

O mercantilismo teve três principais formas: o bullionismo, colbertismo e o mercantilismo comercial. Dos três, o mais interessante é o colbertismo, pois se estabeleceu como propulsor da balança comercial. Esse modelo de mercantilismo se destacou, pois mudou a ideia de que somente importava a quantidade de metais presentes no país. Para o colbertismo, ouro e prata não eram o centro do sistema econômico e sim que o valor dos materiais vendidos fossem maior que o valor de materiais vendidos.

Nessa época, foi aplicada pela primeira vez, o conceito de balança comercial. Isso aconteceu também aliado ao fato de que o ouro e a prata (metais preciosos que representavam riquezas) já não estavam tão disponíveis na natureza.

Explicação:


flavialimadossantos1: resume por favor
kellentvrs: ah
kellentvrs: Escreve só a primeira parte amg
flavialimadossantos1: é porque eu queria que você resume-se para mim tudo que você escreveu que tem muita coisa né vai escrever tudo entendeu era para ser resumido
kellentvrs: Vou tentar resumir ksks
flavialimadossantos1: valeu rsrs
kellentvrs: Balança Comercial é um termo econômico que define a diferença entre as exportações e importações de um país. Abrange todos os produtos, bens e serviços, vendidos e comprados.
flavialimadossantos1: valeu
kellentvrs: Disponha!
Perguntas similares