Respostas
Resposta:
Schopenhauer vê a música como uma arte detentora da mais rica e significativa linguagem, já que possui o poder de expressar a essência interna, em-si do mundo. Uma linguagem cuja finalidade é comunicar sentimentos.
Resposta:
A música para o filósofo Arthur Schopenhauer tem sua importância encontrada em uma forma de liberação do domínio tirânico da Vontade.
Explicação:
Para Schopenhauer, o ser humano está preso nem um ciclo da Vontade, vivendo num estado de sofrimento, com o tédio ou com a angústia. Uma das formas de se libertar desse quadro é tomar a postura que é oferecida pela arte.
Na arte, o sujeito não é mais o centro, mas sim o objeto através da música, que é uma representação estética.
Isso acontece na música, que consegue superar todas as outras formas de arte, pela sua imediatez em expressar a vontade cósmica através dos sons mais agudos, nos quais se espelha a vida consciente do homem e nas melodias mais graves, reflexos da natureza.
A linguagem musical é inteligível e intraduzível para outras formas de expressão, refletindo os movimentos do ser que são mais afastados da realidade. Então, desta forma, a arte eleva o homem acima e além do mundo que é considerado real e das categorias cognoscitivas. Apesar disso, a liberação através da arte é não dura muito tempo, assim como a catarse de Aristóteles.