A utilização da crase é uma exigência da língua portuguesa que provoca inúmeras inadequações quando o assunto é a escrita. São diversas circunstâncias em que a crase é exigida. Ater-se à morfologia deste fenômeno linguístico é algo que ajuda bastante para evitar o emprego incorreto da crase.
A crase é a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a”, resultando num “à” assinalado com o acento grave.
I- Em “Ainda que ousada, era obediente às leis de trânsito”, o adjetivo “obediente” em sua regência demanda a preposição “a”, o que determina o uso de crase ao se referir a “leis”, substantivo feminino.
II- Em “Fundamentalmente belas, iguais às borboletas”, o adjetivo “igual”, em sua regência, demanda a preposição “a” para estabelecer significado de comparação, o que determina o uso de crase ao se referir a “borboletas”, substantivo feminino.
III- Em “Solicitei à professora, implorei à ela, que revisse minha nota”, ambas as ocorrências se dão por conta da regência verbal dos respectivos verbos que antecedem a crase que demandam a preposição “a” e por estarem se referindo a um substantivo e um pronome femininos.
Fonte: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
A respeito dos exemplos e das explicações apresentadas, é correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas. RESPOSTA CORRETA DESAFIO NOTA MÁXIMA
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
I e II , apenas
Explicação:
A afirmação III está incorreta, pois ainda que ambos os verbos do exemplo sejam intransitivos indiretos e demandem uma preposição "a" o que implicaria utilização de crase, ao referur-se a um pronome pessoal, no caso "ela", não caberá atribuição de artigo definido, portanto, não caberá crase.
respondido por:
9
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
material lido, estudado, postado e corrigido.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás