Respostas
Resposta:
O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.
Explicação:
espero ter ajudado tenha um bom estudo ️️
Basicamente, discutir a importância da água e estimular a conscientização sobre a sua relevância para a sobrevivência dos seres vivos são as principais razões pelas quais a data foi criada. É também durante a data que se discute a importância de utilizá-la com sabedoria e de modo sustentável – evitando, especialmente, a contaminação e poluição da água em âmbito global.
Todos os anos a ONU escolhe um diferente assunto para debate no dia 22 de março. Alguns deles foram:
A relação entre Água e Energia (discutido em conferência no ano de 2014);
A relação entre a água e a segurança dos alimentos (discutido em 2012);
Água e sustentabilidade (discutido em 2015);
A importância do saneamento (discutido em 2009);
Como lidar com a escassez global de água (discutido em 2007);
A importância da água limpa e pura para o mundo (discutido em 2010).
Além disso, a relação entre água e saúde, água e cultura, água e mulher, água e desastres naturais, situação da água no século XXI, água no futuro e muitos outros também já foram discutidos de 1994 para cá.
No ano de 2016 o assunto discutido foi à relação entre água e geração de empregos. Em 22 de março de 2017 a temática será ‘água residual’, e em 2018, ‘soluções naturais’ para a mesma.
De acordo com a própria ONU, a criação do Dia Mundial da Água tem, oficialmente, três objetivos centrais:
1. Aumentar a consciência da população sobre a importância de preservar, conservar e proteger a água – e principalmente a água potável;
2. Discutir sobre problemas relacionados ao abastecimento de água potável;
3. Estimular a consciência das agências internacionais, governos, setores privados da sociedade e de ONGs sobre o assunto.