os parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa (pcns) e a base nacional comum curricular (bncc) adotaram a perspectiva teórica enunciativa-discursiva como orientadora para a elaboração dos currículos de língua portuguesa. assim, os gêneros textuais ocupam o lugar de unidade de ensino e o texto como objeto de ensino. neste sentido, comente quais os reflexos e consequências da adoção das propostas de ensino cujos gêneros textuais têm lugar como unidade de ensino e o texto é o próprio objeto de ensino.
Respostas
Resposta:
É importante considerar que a leitura é o meio eficaz de compreensão da escrita e a escola é a responsável por multiplicar esses saberes aos alunos e também pelo papel fundamental na transformação do aluno em um cidadão incluso, consciente e crítico dentro de uma sociedade. O sucesso deste processo é possível pela interação entre os professores de língua portuguesa com os professores de outras disciplinas. Partindo da alfabetização, as crianças precisam aprender a decodificar, manipular, desenvolver, interpretar, analisar e criar textos diferentes com sentidos ou significados compreendidos por elas, podendo ser trabalhado por vários gêneros textuais, como: jornais, revistas, digitais e muito mais, alcançando assim o objetivo do aprendizado que é a conquista do nível de letramento, prática de leitura, compreensão de textos, entre as áreas do conhecimento.
Explicação:
Resposta:
Por intermédio da adoção de tal método, inerente à Base Nacional Comum Curricular, sabe-se que importantes transformações no ensino da língua portuguesa podem ser implementadas.
Isso porque com a utilização de um texto como unidade do ensino, os alunos podem desenvolver distintas habilidades, relacionadas com:
1. Desenvolvimento da interpretação de textos.
2. Análise e reconhecimento de diferentes gêneros textuais
3. Análise e reconhecimento de variados tipos textuais.
Explicação: