• Matéria: Biologia
  • Autor: dudamariaeduarda1099
  • Perguntado 5 anos atrás

Com as reformas políticas no fim do Império, uma das principais mudanças foi a aprovação da Lei Saraiva (1881), para que ela foi criada ?
a)para fortalecer os poderes políticos da elite
b) para enfraquecer o povo
c) para os escravos
d) para padres

Respostas

respondido por: kschineider
0

Resposta: c) para os escravos

Explicação:

A Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotegipe, corresponde ainda das Leis Abolicionistas, ao lado da Lei Eusébio de Queirós, Lei promungada no dia 28 de setembro de 1885 e concedeu liberdade aos escravos com idade igual ou superior a 60 anos.

respondido por: agathajuvencio
0

Resposta:

a) para fortalecer os poderes políticos da elite

Explicação:

O objetivo dessa lei era promover uma ampla reforma do sistema eleitoral brasileiro, frequentemente acusado de corrupção e manipulação dos votos. É importante lembrar que as eleições no império eram indiretas e tinham caráter excludente. Para poder votar, o individuo precisava ser homem, livre e ter uma renda mínima, oque excluía do processo uma parcela expressiva da população, como mulheres e pessoas escravizadas.

A Lei Saraiva pretendia reformar o sistema eleitoral restringindo ainda mais o direito ao voto. Para isso, estabeleceu a elevação do nível de renda mínima para poder votar e instituiu a necessidade de o eleitor ser alfabetizado. Uma terceira modificação importante foi que a eleição passou a ser direta.

Como resultado dessas modificações a porcentagem de votantes passou de 10% da população para apenas 1%. O regime eleitoral brasileiro se tornou um dos mais excludentes do mundo no período. Dessa forma, as elites passaram a dominar as eleições, levando o governo a acreditar que recuperaria o apoio perdido.

Perguntas similares