Respostas
Resposta:
Jogar futebol é considerado um exercício completo, porque os movimentos intensos e variados através de corridas, chutes e giros, ajudam a manter o corpo sempre saudável.
Explicação:
Este esporte é uma excelente forma de perder peso e manter a boa forma, também combate o estresse e ansiedade, além de melhorar o convívio social, evitando casos de obesidade infantil e depressão. Para alcançar todos os benefícios, é recomendado praticar o futebol por, pelo menos, 30 minutos, duas a três vezes por semana.
TUA SAÚDE › FITNESS
7 principais benefícios do futebol para a saúde
Jogar futebol é considerado um exercício completo, porque os movimentos intensos e variados através de corridas, chutes e giros, ajudam a manter o corpo sempre saudável, sendo uma ótima opção também para mulheres, porque ajuda na prevenção da osteoporose e sintomas da TPM.
Este esporte é uma excelente forma de perder peso e manter a boa forma, também combate o estresse e ansiedade, além de melhorar o convívio social, evitando casos de obesidade infantil e depressão. Para alcançar todos os benefícios, é recomendado praticar o futebol por, pelo menos, 30 minutos, duas a três vezes por semana.
1. Ajuda a emagrecer
Durante o jogo de futebol o corpo inteiro precisa trabalhar em conjunto, e isso leva a um grande gasto de calorias. A necessidade de movimentação constante faz com que ocorra uma grande queima de gordura, sendo possível perder, em média, 250 calorias a cada 30 minutos.
Além disto, devido ao intenso trabalho do corpo, o futebol acelera o metabolismo, o que faz a queima de calorias durar por muitas horas após o jogo.
2. Aumenta a massa muscular
Durante a prática do futebol, diversos grupos de músculos tanto dos membros superiores, membros inferiores e abdome são usados constantemente, o que causa o crescimento e multiplicação de suas fibras musculares. Desta forma, ao longo do tempo, os praticantes desenvolvem músculos maiores e mais fortes.
A associação do esporte com a musculação, duas ou três vezes por semana, torna ainda mais eficiente o fortalecimento e ganho de massa muscular.
Ajuda a baixar a pressão alta
Jogar futebol regularmente é um excelente método para ajudar no controle da pressão arterial, porque, assim como outros esportes que exigem a movimentação do corpo, melhora o funcionamento do coração, da circulação e fluxo sanguíneo. Desta forma, este esporte previne doenças causadas pela pressão alta, como AVC ou infarto.
Além do sistema cardiovascular, a prática do futebol estimula vários sistemas do copo e ativa seu funcionamento, melhorando a digestão, imunidade, respiração, e previne sérias doenças como diabetes, colesterol alto e até mesmo o câncer.
Fortalece os ossos
A quantidade de cálcio nos ossos de quem pratica futebol é maior em relação aos que que não fazem atividades físicas. O grande estímulo ao corpo diminui a perda de cálcio dos ossos, e estes ficam mais fortalecidos.
Desta forma, este esporte ajuda a prevenir a osteoporose, doença que é muito comum em idosos e mulheres após a menopausa.
5. Reduz do risco de quedas e fraturas
Os dribles e passos fazem com que as pessoas que praticam o futebol tenham uma melhor flexibilidade, agilidade e reflexos. Desta forma, o equilíbrio melhora significativamente, resultando em um menor risco de quedas e fraturas ósseas.
6. Diminui as chances de estresse e depressão
Além da liberação de hormônios que trazem bem-estar, como endorfina e serotonina, jogar futebol traz benefícios por estimular o espírito de equipe e trabalho em grupo, já que precisa haver sempre contato com outras pessoas e amigos. Por esses motivos, além de ser fácil e divertido, a prática deste esporte diminui a sensação de estresse ou tristeza, sendo um excelente aliado para prevenção e tratamento da ansiedade e depressão.
Por esses motivos, para as mulheres, a prática do futebol é um ótimo remédio contra sintomas da TPM.
7. Previne o surgimento do Alzheimer
A prática do futebol faz com que as pessoas tenham reações mais rápidas, e desenvolvam funções do cérebro como concentração, atenção e raciocínio. Desta forma, o cérebro fica mais ativo e evita as chances de desenvolver doenças cerebrais e demências, como a de Alzheimer.
Resposta:
O futebol tem uma solicitação energética mista (aeróbia e anaeróbia), além de solicitação muscular dinâmica geral e se caracteriza pelos esforços intermitentes e pelas recuperações incompletas que são feitas de maneira ativa e passiva com variada duração. Por ser o mais praticado por diferentes grupos, na infância, adolescência e idade adulta, tanto no sexo masculino como feminino.