• Matéria: Sociologia
  • Autor: silvaadriane313
  • Perguntado 5 anos atrás

Unicamp 2021 as feridas da descriminação racial se exibem ao mais superficial olhar sobre a realidade social do país​.até 1950 a ,discriminação em empregos era uma prática corrente etc....

Respostas

respondido por: B3aaaaa
12

Resposta:

Apesar da Lei Afonso Arinos de 1951, o racismo que existia há muitos anos no mercado de trabalho brasileiro permaneceu por meio de estratégias camufladas

Explicação:

respondido por: mvdac
1

Com relação ao racismo no mercado de trabalho brasileiro, é correto afirmar que apesar da Lei Afonso Arinos de 1951, o racismo que existia há muitos anos no mercado de trabalho brasileiro permaneceu por meio de estratégias camufladas.

Racismo no mercado de trabalho brasileiro

A Lei 1.390, ou ainda Lei Afonso Arinos, de 1951, foi a primeira norma contra o racismo no Brasil, incluindo a discriminação por raça ou cor entre as contravenções penais, ou seja, como infração penal.

Contudo, apesar da citada Lei, a discriminação racial não foi eliminada de nossa sociedade e se estende desde os tempos de escravidão, aparecendo em muitos casos de maneira velada.

No mercado de trabalho, ainda nos dias atuais, o racismo também marca presença, de modo que dados apontam que pessoas negras recebem salários inferiores comparadas a pessoas brancas, ocupando ainda postos de trabalho menos valorizados e mais precarizados.

Como sua tarefa está incompleta, deixarei ela na íntegra abaixo:

(UNICAMP - 2021 - 1ª fase) As feridas da discriminação racial se exibem ao mais superficial olhar sobre a realidade social do país. Até 1950, a discriminação em empregos era uma prática corrente, sancionada pelas práticas sociais do país. Em geral, os anúncios de vagas de trabalho eram publicados com a explícita advertência: “não se aceitam pessoas de cor.” Mesmo após a Lei Afonso Arinos, de 1951, proibindo categoricamente a discriminação racial, tudo continuou na mesma. Depois da lei, os anúncios se tornaram mais sofisticados que antes, e passaram a requerer: “pessoas de boa aparência”. Basta substituir “pessoas de boa aparência” por “branco” para se obter a verdadeira significação do eufemismo.

(Adaptado de Abdias do Nascimento, O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2018, p. 97.)

A partir do excerto, é correto afirmar:

  • A) Apesar da Lei Afonso Arinos de 1951, o racismo que existia há muitos anos no mercado de trabalho brasileiro permaneceu por meio de estratégias camufladas.
  • B) A Lei Afonso Arinos de 1951 possibilitou a eliminação do racismo no mercado de trabalho do mundo da moda, que exigia a boa aparência das pessoas brancas.
  • C) Em 1951, o conceito de “pessoas de boa aparência”, ditado pelo mundo da moda e reproduzido nos anúncios de vagas de trabalho, privilegiava o asseio no vestir.
  • D) O racismo foi eliminado das relações sociais brasileiras somente na década de 1990, com a consolidação do conjunto de leis da democracia racial.

Aprenda mais sobre racismo no Brasil:

https://brainly.com.br/tarefa/53890333

#SPJ5

Anexos:
Perguntas similares