Respostas
Resposta:
O processo de comunicação se dá através dos gêneros textuais, pois eles estão intimamente ligados à história da comunicação e da linguagem. Cada gênero textual apresenta especificidades que permitem identificar a sua classificação. Os gêneros possuem estruturas e características próprias, no entanto, vale ressaltar que eles são flexíveis e não possuem estrutura fixa
Explicação:
não tenho certeza que estou certo :(
Resposta:
Texto Narrativo:
A narração tem a função de contar uma história, o narrador desenvolve e nos apresenta os personagens com uma ação que ocorre no tempo.
É muito fácil identificar e desenvolver um texto narrativo, pois ele possui uma estrutura bem definida e simples.
Texto Descritivo:
O texto descritivo é caracterizado pela criação de uma imagem em que o escritor descreve algo, que pode ser uma pessoa, um animal, um acontecimento, ou um lugar. O leitor, por sua vez, consegue idealizar aquela imagem mentalmente.
Texto Injuntivo:
O texto injuntivo, também chamado de instrucional, indica um procedimento para realizar algo. Alguns exemplos são a bula de um remédio, um manual de instruções ou uma receita culinária.
Esse tipo de texto pretende orientar o leitor e transmitir informações sem a necessidade de convencê-lo de algo.
Texto Expositivo:
O texto expositivo é usado para expor e apresentar uma ideia ou um conceito. Utiliza-se de recursos como comparação, enumeração, definição, descrição e informação. Pode ser classificado em dois tipos: expositivo-argumentativo e expositivo-informativo.
Texto Dissertativo:
Esse é o mais visto nas redações dos vestibulares e do Enem.
Existem dois tipos de textos dissertativos: o dissertativo argumentativo e o dissertativo expositivo. Ambos são utilizados para expor opinião sobre um tema ou assunto por meio da argumentação.
Explicação: